Visita à Maternidade

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, visitou hoje o piso 5 do Hospital de Abrantes, agora totalmente ocupado pela Maternidade, serviços de Ginecologia e Obstetrícia, após o regresso destas valências à unidade de origem, encerrando o período de transferências de serviços realizada por força do período mais crítico do plano de contingência à Covid-19.

A visita foi guiada pelo Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), Carlos Andrade.

Mais espaço, mais nascimentos (62 desde que a valência regressou a Abrantes), mais segurança para utentes e técnicos e profissionais de saúde motivados deixaram o Presidente da Câmara muito satisfeito com o que viu. “Foi honrado o compromisso assumido pelo Conselho de Administração do CHMT para o regresso da Maternidade e da Ortopedia a Abrantes, assim que estivessem reunidas condições de segurança”. Manuel Jorge Valamatos fez notar a capacidade do CHMT para executar obras no espaço da Maternidade, numa fase particularmente exigente para as unidades hospitalares, criando condições para mais competências e mais capacidade de intervenção. “Podemos afirmar que Abrantes tem uma maternidade de excelência e que é uma referência a nível nacional”, destacou.

Com as obras de requalificação ficaram reunidas condições para que os partos decorram com a presença de um acompanhante, sendo, a nível nacional, uma das primeiras unidades hospitalares com esta valência do país a faze-lo. O acompanhante é testado e, com resultado negativo ao teste, poderá permanecer no quarto junto da grávida até ao parto. Durante este período as saídas do quarto estão restringidas ao estritamente necessário, tendo ao seu dispor um espaço específico, com excelentes condições.

Pese embora se perspetive um inverno “difícil e exigente”, o Presidente do Conselho de Administração do CHMT anunciou que, “não se prevê em nenhuma circunstância nova transferência de valências para as outras unidades do centro hospitalar porque se fizeram e vão continuar a fazer-se investimentos na área da saúde hospitalar”. Carlos Costa Andrade deixou ainda uma palavra de confiança aos utentes do CHMT e à população em geral, através de uma constatação e de um apelo coletivo: “Estaremos mais bem preparados. Estamos a fazer um trabalho muito grande para uma situação que pode ser difícil, mas posso garantir que o que aí vem poderá ser menos complexo se todos nós continuarmos a fazer as medidas de auto-proteção e de proteção dos que nos são próximos”. Graças aos bons exemplos de cidadania, em geral, as unidades do CHMT foram das primeiras unidades hospitalares a reabrir as visitas aos doentes internados.

O Presidente da Câmara manifestou “confiança” na comunidade de Abrantes e nos profissionais de saúde, renovando o compromisso do Município na continuidade do trabalho de parceria com o CHMT, na procura das melhores condições a favor das populações: “Precisamos de estar unidos e juntos”.

Oiça aqui as declarações do Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos e do presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa:

24.08.2020

VisitaMaternidade