Município apoia vacinação da gripe

O Município de Abrantes, representado pelo seu Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, assinou esta terça-feira, dia 20, um protocolo com a Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social, que vai permitir que mil munícipes com 65 ou mais anos possam receber gratuitamente a vacina da gripe sazonal administrada numa das seis farmácias concelhias que integram o Programa “Vacinação SNS Local”, ao invés de se deslocarem aos Centros de Saúde.

Este protocolo representa um investimento camarário de 2.250€ que equivale a 1.000 beneficiários que deverão solicitar a sua vacinação contra a gripe em farmácias comunitárias. “O objetivo é conseguirmos levar a vacina da gripe sazonal mais rapidamente às pessoas, servir o melhor possível a nossa comunidade tendo em conta esta situação de pandemia de forma a que a vacinação seja mais célere, ao mesmo tempo que aliviamos os nossos Centros de Saúde”, salientou Manuel Jorge Valamatos.

No concelho de Abrantes, são 6 as farmácias que disponibilizarão este serviço: Farmácia Sousa Trincão, Farmácia Silva, Farmácia Mota Ferraz, Farmácia Ondalux, Farmácia Baptista Rei e Farmácia de Rio de Moinhos.

Na ocasião, Maria do Rosário Trincão, farmacêutica e representante das farmácias do concelho de Abrantes, salientou que “qualquer uma destas seis farmácias está habilitada e com o parecer favorável do INFARMED para fazer a administração destas vacinas” e explicou que os utentes poderão dirigir-se às farmácias convencionadas e fazer uma pré-inscrição para o posterior agendamento.

 
Manuel Jorge Valamatos congratulou-se com as seis farmácias concelhias que vão prestar este serviço à população e salientou que “ninguém substitui ninguém, é apenas um trabalho conjunto de uma comunidade inteira para termos o maior número de pessoas vacinadas e assim estamos a contribuir para uma maior fluidez dos diferentes serviços.”

No âmbito deste protocolo, o Município de Abrantes assume 90% do valor pago às farmácias para administrarem as vacinas contra a gripe sazonal, sendo os restantes 10% assumidos pela Dignitude.

As vacinas disponibilizadas no âmbito deste protocolo fazem parte do lote adquirido pelo Serviço Nacional de Saúde para os utentes com 65 ou mais anos. Doentes crónicos e grávidas terão de ir ao Centro de Saúde para fazer a vacinação gratuita.

A Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que integra, entre outras, a Associação Nacional das Farmácias e a Cáritas Portuguesa, e é a entidade responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento que, nesta altura de pandemia, deu origem ao Programa “Vacinação SNS Local” que tem por objetivo proteger os mais vulneráveis, neste caso, a população sénior.

20.10.2020


protocolo vacinacao

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.