O Conselho de Ministros anunciou hoje as conclusões da revisão quinzenal da lista dos concelhos com risco elevado. Esta atualização elevou o número de concelhos em risco elevado de transmissão da Covid-19 de 121 para 191 concelhos, estando o concelho de Abrantes incluÃdo nesta atualização. As medidas restritivas para o concelho de Abrantes vigoram a partir das 00:00 do dia 16 de novembro e, até indicação em contrário, serão as mesmas que têm vindo a ser aplicadas aos concelhos de risco elevado de todo o paÃs desde o passado dia 4 de novembro (imagem em anexo).
Medidas do novo estado de emergência - A possibilidade de realizar medições de temperatura corporal por meios não invasivos no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, meios de transporte, espaços comerciais, culturais e desportivos; - A possibilidade de exigir testes de diagnóstico para a COVID-19, no acesso a estabelecimentos de saúde, estruturas residenciais, estabelecimentos de ensino, estabelecimentos profissionais na entrada e na saÃda de território nacional – por via aérea ou marÃtima – e outros locais, por determinação da DGS; - A possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos setores privado e social, após tentativa de acordo e mediante justa compensação; - A mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreamento (ex: realização de inquéritos epidemiológicos, rastreio de contactos, seguimento de pessoas sob vigilância ativa);
Nos dois primeiros fins de semana após as 00:00 do dia 16 de novembro aplicam-se em Abrantes as seguintes medidas - Encerramento do comércio a partir das 13h e abertura a partir das 8h* (Os estabelecimentos que já abriam antes das 8h00 podem continuar a fazê-lo), exceto para os seguintes estabelecimentos: Farmácias, ClÃnicas e consultório, Estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2 e Bombas de gasolina. - A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicÃlio. Reforçamos o apelo aos nossos munÃcipes para o escrupuloso cumprimento das regras impostas, assim como das recomendações das autoridades de saúde. Vamos todos cumprir com o nosso dever cÃvico e defender a nossa comunidade.
13.11.2020
| |
|