CIMT: Orçamento de 10 milhões

O Conselho Intermunicipal vai submeter o Plano e Orçamento da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que ascende a mais de 10 milhões de euros, à aprovação da Assembleia Municipal no próximo dia 23 de novembro.

Na área da Mobilidade e Transportes, destaca-se uma nova fase de desenvolvimento do serviço de Transporte a Pedido (LINK), que passará a assegurar ligações rápidas e frequentes entre todas as sedes de concelho do Médio Tejo, abrangendo também o fim de semana, refere a CIMT.

Em 2021, prevê-se também a implementação de um projeto que vai dotar o Médio Tejo de um Sistema Intermunicipal de Bicicletas para uso público.

Na área da Educação, o PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação do Médio Tejo vai apostar no combate ao abandono escolar precoce e na promoção do sucesso educativo.

No que diz respeito ao Turismo e Cultura, a CIMT prevê retomar várias ações, que não foram possíveis concretizar devido à pandemia Covid-19, e que estão previstas no Plano de Ação para os Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal, nos seguintes eixos: Turismo Náutico (Castelo de Bode – wakeboard); Turismo Religioso (Fátima – Tomar) e Turismo Cultural (Templários – Castelos do Tejo – Museu Nacional Ferroviário).

O projeto CAMINHOS (programa cultural em rede desenvolvido a nível intermunicipal), a estruturação da Rota dos Templários no Médio Tejo e o arranque do projeto “Os caminhos das Pessoas”, que pressupõe o envolvimento e a participação das comunidades locais, também integram o plano de ação da CIMT para 2021.

Na área da Proteção Civil e Florestas, as brigadas de sapadores florestais, cuja titularidade foi atribuída à CIMT, vão dar continuidade aos trabalhos de instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios.

O plano e orçamento de 2021 prevê ainda a concretização do Sistema de Informação Cadastral Simplificado; a criação de uma cadeia de valor e a promoção do uso integrado de tecnologias baseadas em células de combustível e em hidrogénio em diferentes setores e aplicações e a continuidade do projeto Maria II que atua na área do combate à violência doméstica e igualdade de género.