Centro de Vacinação COVID-19 - Abrantes

Inicia dia 24 de fevereiro, às 9h, no Quartel dos Bombeiros de Abrantes, a vacinação contra a COVID-19 à população do concelho de Abrantes.

Nesta primeira fase vão ser vacinados utentes com 80 ou mais anos, que já começaram a ser contactados pelos Centros de Saúde para agendar a vacinação, seguindo-se as pessoas com mais de 50 anos com patologias graves.

Os beneficiários vão ser contatados diretamente pelos Centros de Saúde e todos os utentes que não tenham transporte para o local de vacinação deverão dar conhecimento dessa situação no momento do agendamento e aguardar que depois sejam contactados para agendar o deslocamento, numa articulação feita entre a Câmara Municipal de Abrantes e as Juntas de Freguesia.

Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, afiançou que este centro de vacinação "foi construído em colaboração e sob a égide da DGS por forma a garantir todas as condições de dignidade e conforto para os nossos munícipes", garantindo ainda "que em parceria com as nossas Juntas de Freguesia e os nossos serviços apoiaremos todos aqueles que não tenham possibilidade de se deslocarem ao centro de vacinação, porque ninguém poderá ficar para trás".

É importante reforçar que:
- Não é possível pedir a marcação da vacina, o agendamento é realizado pelas autoridades de saúde;
- Os munícipes serão contactados pelos Centros de Saúde, devendo por isso aguardar e não contactar a Linha SNS 24 para esse efeito;
- Para o dia da vacinação, recomendamos o uso de roupa adequada em que seja fácil expor o braço.
- O processo de convocatória e agendamento dos utentes para a vacinação será feito através de SMS (serviço de mensagens curtas) e, na ausência de resposta ao SMS ou havendo recusa de proposta de agendamento, os utentes serão contactados telefonicamente pelo centro de saúde de modo a encontrar uma alternativa de agendamento. Na impossibilidade de contacto telefónico, será enviada uma carta. O Serviço Nacional de Saúde salienta que “não é possível pedir a marcação da sua vacina para a Covid-19” e que o agendamento da mesma também não é feito ao domicílio, os serviços de saúde locais entrarão em contacto com os utentes via telefone, SMS ou carta.

Para mais informações sobre a vacinação Covid-19, pode consultar o portal do SNS em  https://www.sns.gov.pt/vacinacaocovid19/perguntas-frequentes/

vacinacao

vacinacao2