Cartão Sénior

O executivo da Câmara Municipal aprovou no dia 09 de março, a versão final do regulamento do Cartão Sénior que será ainda submetido à aprovação da Assembleia Municipal e só depois é que entrará em vigor.

Tendo em conta as tendências demográficas nacionais que assentam na maior longevidade dos indivíduos, registando um aumento da população com mais de 65 anos, o Cartão Sénior surge como uma medida de promoção e de inclusão da população sénior, constituindo no quadro de medidas de política social uma reposta que tem por base o fenómeno de discriminação positiva.

O Cartão, de caráter pessoal e intransmissível, será atribuído de forma gratuita e pretende facultar à população sénior do concelho de Abrantes apoio e benefícios financeiros em diversas áreas, nomeadamente de natureza social, cultural, desportiva, recreativa, fomentando o convívio, a frequência de espaços culturais, desportivos e de lazer, bem como contribuir para a dignificação das suas condições de vida. Relativamente aos serviços da Câmara, os portadores do Cartão poderão usufruir de descontos na utilização de atividades nas Piscinas Municipais (Hidroginástica, Hidroterapia e utilização livre); no Estádio Municipal ( Sauna e Jacuzzi ou Sala de musculação e reabilitação); nos serviços prestados pela Biblioteca Municipal António Botto e na ocupação nas Hortas Comunitárias.

O Cartão Sénior destina-se a cidadãos idade igual ou superior a 65 anos, desde que tenham residência permanente no concelho de Abrantes e aqui estejam recenseados há pelo menos dois anos; sejam pensionista, reformado ou aposentado e tenham pensão/reforma de valor inferior ao Indexante dos Apoio sociais (IAS). Dará acesso a vários benefícios, nomeadamente descontos em bens e serviços disponibilizados pelo Município de Abrantes e pelas empresas ou entidades aderentes.

11.03.2021

F75A0214 Idosos