Carrinha do Cidadão fez 500 atendimentos

carrinha cidadao 2021

Nasceu ao abrigo do projeto do Orçamento Participativo mas hoje já faz parte da atividade diária da Câmara Municipal de Abrantes. A 2 de dezembro de 2020, a Carrinha do Cidadão alargou a sua área de influência a todo o concelho de Abrantes, da mesma forma que alargou a oferta de serviços prestados. É intenção da Carrinha do Cidadão também disponibilizar serviços na área da saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Abrantes, que, devido à pandemia, por ora se encontram suspensos.

A Carrinha do Cidadão percorre as várias aldeias do concelho, prestando a cada munícipe um apoio mais próximo e efetivo e revelando-se um excelente serviço, necessário e de elevada importância para Abrantes.

Entre dezembro de 2020 e março de 2021, a Carrinha do Cidadão efetuou 500 atendimentos, dos quais 87% foram presenciais e os restantes 13% realizados através de telemóvel e/e-mail.

Foi nas freguesias de Bemposta, Pego e Tramagal que se realizaram mais atendimentos: 97, 84 e 70, respetivamente.

Os utentes com mais de 60 anos representam 59% dos atendimentos realizados na Carrinha do Cidadão, seguindo-se os utentes entre os 26-59 anos.

As questões relacionadas com o cartão de cidadão e a carta de condução contabilizam 55% dos serviços prestados.

A Carrinha do Cidadão tem ao seu dispor um conjunto de serviços, nomeadamente:

- Pagamento das faturas da água;
- Apoio no registo e na utilização da plataforma Abrantes 360 (serviço online) e da APP 360 Mobile;
- Pedidos de cópia de documentos administrativos;
- Pedido de certificado de matrícula de ciclomotor;
- Reclamação para limpeza de terrenos;
- Reclamações ou sugestões diversas;
- Emissão de plantas de localização;
- Pedido para realização de queimas e queimadas;
- Pedido de atribuição de número de polícia.

Na Carrinha do Cidadão podem ainda encontrar apoio na resolução de assuntos disponíveis online, como por exemplo:

- Preenchimento de requerimento e formulários;
- Encaminhamento para apoios sociais;
- Finanças (IRS/IMT/IUC);
- Renovação/Alteração do Cartão de Cidadão;
- Renovação da Carta de Condução e serviços IMT;
- Esclarecimento nas mais diversas áreas e outros serviços online disponíveis.

Recordamos que no âmbito da pandemia da COVID-19, a Carrinha do Cidadão só está a circular mediante agendamento que deverá ser feito através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto 968 644 594 que poderá também ser usado através do Whatsapp.

26.05.2021