Requalificação da Escola de Alvega

Na reunião do Executivo Municipal realizada no dia 2 de novembro foi aprovada, por unanimidade, a adjudicação, por ajuste direto, da empreitada da obra para Requalificação da Escola EB1/JI de Alvega, à firma "João António Gonçalves Engenharia Unipessoal, Lda.", pelo montante de 441.800,00€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor (6%).

Recorde-se que o concurso público para adjudicação desta empreitada ficou deserto, pelo que a Câmara aprovou no dia 3 de agosto o lançamento de novo procedimento, tendo sido encontrada uma empresa para efetuar a obra com os mesmos valores e com as mesmas condições de concurso, de acordo com a legislação em vigor a aplicar nestas situações.

Cumpridas as formalidades, a empreitada entrará em obra brevemente. Entretanto, no início do novo ano letivo, a comunidade escolar passou a ter a sua atividade nas instalações da antiga escola primária de Concavada.

Com um prazo de execução de 180 dias, a intervenção irá incidir ao nível da fachada, com pinturas e substituição de toda a caixilharia, de forma a melhorar o comportamento térmico do edifício, sendo ainda prevista a criação de acessibilidade para mobilidade reduzida, com a construção de duas rampas (uma na entrada principal do edifício e a outra de acesso a sala polivalente no piso -1). No Piso -1 da escola será criada uma sala polivalente, que servirá para eventos ou para atividades físicas. No Piso 0 ficarão instalados o refeitório e copa, uma sala de atividades para o pré-escolar, a par com a sala de professores e a sala dedicada ao pessoal não docente. Já no Piso 1, todas as instalações sanitárias vão ser remodeladas e ampliadas, sendo ainda instaladas duas salas de aula para o 1.º ciclo, uma sala polivalente, a Biblioteca/Centro de Recursos e o Gabinete de Coordenação.

O Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, considera a intervenção na Escola de Alvega “muito importante para que os alunos desta escola tenham as mesmas condições que os restantes alunos do Concelho porque todos os nossos alunos são iguais e temos de olhar para todos da mesma maneira”.

CMA Arquivo Escola Alvega