Selo de Local de Trabalho Saudável

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) atribuiu à Câmara Municipal de Abrantes o Selo "Locais de Trabalho Saudáveis", no âmbito da campanha que distingue organizações que promovem locais de trabalho saudáveis e seguros para todos os trabalhadores, de acordo com o conceito definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A informação foi presente ao Executivo Municipal na reunião de 31 de maio.
Este selo vem reconhecer as boas práticas da Câmara, centradas nos seus trabalhadores, relativamente a ações de prevenção e intervenção nos riscos relativos à saúde psicológica e o bem-estar das pessoas nos locais de trabalho que passou a ter um destaque próprio. As ações realizadas são essencialmente preventivas, baseadas na partilha de informação, avaliação e monotorização dos fatores de risco, acesso a formação profissional e implementação de medidas de encorajamento de estilos de vida saudáveis, por exemplo, através da atividade física aliada ao convívio, salientando-se a realização, em 2021, da 1º edição da caminhada pela saúde mental. Durante os sucessivos confinamentos motivados pela pandemia COVID-19, a equipa de técnicos procurou promover rotinas saudáveis para o trabalho a partir de casa e o ajustamento a esta realidade, em interação com os trabalhadores que estiveram neste regime de teletrabalho. Estas ações juntam-se a uma outra prioridade assumida há já alguns anos pela autarquia de Abrantes que se prende com políticas de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar.

Esta distinção surge na sequência da candidatura efetuada pela autarquia à 4ª edição do “Prémio Healthy Workplaces, promovida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA).
O Município de Abrantes criou, em julho de 2020, o Serviço de Apoio e Desenvolvimento, que dispõe de um Psicólogo que presta serviço na Divisão de Gestão das Pessoas, em colaboração com a técnica superior de saúde e segurança no trabalho e o Médico do trabalho e que trabalha em parceria com os restantes psicólogos da Câmara Municipal.
Para o Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, “Os trabalhadores são o pilar da administração e este selo veio reconhecer a importância que damos ao seu bem-estar que diretamente se reflete na sua produtividade.”
03.06.2022

CMA Arquivo Edificio CMA