Dia da Cidade: Homenagem às IPSS

A Câmara Municipal de Abrantes vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal às IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, com respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centros de Dia, bem como o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA).
A proposta foi apresentada pelo Presidente da Câmara, tendo merecido o consenso de todo o Executivo Municipal que reuniu no dia 31 de maio de 2022.
A Medalha de Mérito Municipal será entregue durante as Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade, a realizar dia 14 de junho, a 16 instituições, com o objetivo de valorizar e agradecer o trabalho destas estruturas públicas e qualificadas que através das suas diferentes respostas sociais, promovem o desenvolvimento pessoal, a inclusão, a coesão social e a qualidade de vida, sobretudo dos grupos sociais mais vulneráveis. A par dessa vocação, a homenagem pretende assinalar o “espírito de resiliência, competência, criatividade e capacidade de adaptação” destas estruturas durante as fases mais críticas da pandemia COVID-19.
O Presidente da Câmara sublinha “o dever de percebermos a importância destas organizações no trabalho de apoio à nossa comunidade e, em particular, nos momentos mais difíceis, a dedicação e o trabalho que tiveram para ultrapassar as dificuldades”. Manuel Jorge Valamatos anota que no contexto da pandemia “todas as entidades envolvidas nas diferentes áreas fizeram um trabalho extraordinário de colaboração, de apoio, com o esforço de muitos profissionais”, acrescentando que, tal como nos dois anos anteriores, é intenção da Câmara continuar a “valorizar e homenagear outras entidades” nos próximos anos.

Instituições homenageadas:
ACATIM – Ass. Com. Apoio à 3ª Idade de Mouriscas
Associação de Solidariedade Social Pró-Cultural Professor Silva-Leitão, Bemposta
Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos
Centro de Assistência Paroquial de S. Pedro de Alvega