Protocolo com associações de caçadores

No âmbito da prevenção de incêndios florestais, a Câmara Municipal de Abrantes vai estabelecer um protocolo com quatro Associações de Caçadores do concelho que já disponham de kits de primeira intervenção, cabendo ao município uma comparticipação financeira no valor de 1.500€ em cada um dos protocolos, cujas minutas foram aprovadas, por unanimidade, na reunião de Câmara de 9 de agosto.
Os protocolos definem mecanismos de apoio para que estas quatro entidades passem a ter mais e melhores condições para apoiar nas ações de vigilância, prevenção, primeira intervenção e apoio ao combate, em virtude do seu conhecimento do território e interesse nos espaços à sua responsabilidade.
A par do apoio aos equipamentos de proteção individual, será assegurada formação aos elementos das respetivas equipas, facultada pelos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

O protocolo é estabelecido com a Associação de Caçadores de Mouriscas; a Associação de Caçadores de Martinchel; a Associação de Caçadores de São Facundo e Vale das Mós e a Associação de Caçadores de Arreciadas.

No futuro, outras associações de caçadores do concelho poderão vir a juntar-se a este processo.

O Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, sublinha esta parceria “de excelência”, fazendo notar que os caçadores “conhecem e andam no terreno e, por isso, desempenham um papel fundamental na vigilância, redução dos riscos de ignição e de progressão de incêndios”.

19.082022

IMG 9142