Nova vida para os edifícios das antigas escolas primárias

A Câmara Municipal de Abrantes vai estabelecer contratos interadministrativos com as juntas de freguesia de Bemposta e de Martinchel para ceder a título precário o uso de instalações onde funcionaram as antigas escolas primárias de Vale de Açor e de Casal do Rei, respetivamente, pelo prazo de 30 anos, renováveis por períodos de 5 anos.
A minuta dos protocolos foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 23 de agosto e, tratando-se de património da autarquia, será conduzida à votação da Assembleia Municipal.
O intuito do protocolo é a cedência das instalações para uso social, colocando esses espaços ao serviço das comunidades e promovendo a preservação do património edificado.
O Presidente da Câmara clarificou que as instalações continuam a ser propriedade do município, mas com a efetivação do protocolo é transferida para as juntas de freguesia a responsabilidade da manutenção e conservação dos espaços. 
 
 
A devolução dos edifícios devolutos das antigas escolas primárias à sociedade civil tem vindo a ser feita de forma gradual na sequência da reorganização da rede escolar. Para que estes espaços ganhem nova vida, a autarquia tem vindo a estabelecer protocolos com várias entidades como, por exemplo, associações, clubes ou juntas de freguesia, para uso social, cultural ou recreativo, colocando esses espaços ao serviço das comunidades.
24.082022
 
 
 
 
 
 
 

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.