Obras de 6 milhões de euros concluídas em breve para usufruto da população

Ter um parque escolar de excelência, com todas as condições de segurança e conforto para alunos e docentes são a prioridade do Município de Abrantes com as obras de requalificação da Escola de Alvega e de construção da nova Escola Básica de Abrantes, num investimento de quase 4 milhões de euros e que estão prontos para receber alunos e professores no novo ano letivo.

A Câmara Municipal de Abrantes realizou esta segunda-feira, 29 de agosto, uma visita a quatro obras importantes para o Concelho: Escola Básica de Alvega, Escola Básica de Abrantes, Parque Radical e Edifício Carneiro, que irá acolher o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, que representam um investimento de mais de 6 milhões de euros e que contam com apoios financeiros comunitários.

As empreitadas das escolas de Alvega e Abrantes estão praticamente concluídas e prontas para receber alunos, professores e pessoal não docente já este ano letivo de 2022/2023.

No caso da requalificação da Escola Básica de Alvega, que representou um investimento de 450 mil euros a que se juntam mais 100 mil euros para arranjos exteriores, a intervenção incidiu na substituição de toda a caixilharia, na substituição de pavimentos, na criação de novas instalações sanitárias, na ampliação das salas de aula, entre outros trabalhos. A escola, com capacidade para acolher um máximo de 75 alunos (duas turmas do 1º ciclo e uma turma do pré-escolar), ganha também um parque infantil que não existia.

“Assistimos a uma transformação muito significativa nesta escola de Alvega. Não é uma escola nova, é uma escola que se requalificou e que se adapta aos tempos e necessidades existentes. Aqui as crianças têm boas condições para aprender”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos durante a visita às instalações.

A Escola Básica de Abrantes, que resulta da requalificação e ampliação do antigo Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Abrantes, e que vai aglutinar três escolas (Jardim de Infância de S. João Batista, Escola Básica Nº1 e Escola Básica Nº 2) está concluída e preparada para receber cerca de 200 alunos: 7 turmas de 1º ciclo (143 alunos) e 2 turmas de jardim de infância (47 alunos).

Trata-se de um grande projeto do Município de Abrantes na área da Educação que implica ainda a criação de acessos rodoviários com a concretização de mais duas empreitadas, no valor global de 300 mil euros: a requalificação da Rua de Santa Ana e a construção de muros de suporte na área exterior à Escola Básica de Abrantes e na Rua de Santa Ana. Numa fase posterior, será lançada uma outra empreitada que irá permitir criar uma nova via de acesso à Rua 5 de Outubro e uma bolsa de estacionamento com 70 lugares.

No 1º piso do edifício estão instaladas as salas do ensino pré-escolar, o parque infantil, a Biblioteca e o refeitório (onde serão confecionadas as várias refeições); no segundo piso estão as oito salas para as turmas do 1º ciclo, sendo que o 3º piso está ocupado com duas grandes salas polivalentes. As preocupações energéticas estão presentes no edifício que está todo equipado com lâmpadas LED e dispõe de painéis fotovoltaicos.

“Criámos todas as condições de conforto e segurança para os nossos alunos aprenderem melhor”, salientou Manuel Jorge Valamatos.

Por sua vez, a obra de requalificação Parque Radical de Abrantes, junto ao Castelo/Fortaleza de Abrantes, já está a decorrer e pretende-se com esta intervenção substituir os pavimentos e equipamentos, com o objetivo de melhorar as condições de utilização para a prática das modalidades de BMX, patins e skate. É intenção do Município de Abrantes que este espaço depois de requalificado possa acolher provas desportivas de dimensão nacional e outras atividades na área da formação desportiva.

“Este é um espaço muito vivido pelos nossos jovens e até ao final deste ano, o Parque Radical estará funcional”, garantiu o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Por último, foi realizada uma visita às obras de restauro, remodelação e ampliação do emblemático Edifício Carneiro, em Abrantes, onde irá ser instalado o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida.

Com um investimento de mais de 2 milhões de euros, o edifício está a sofrer uma obra de restauro minuciosa e de reforço de estruturas, irá contemplar um auditório com capacidade para 53 lugares sentados e ainda um laboratório “que vai dar respostas a estudos e terá uma ligação com o ensino superior”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

O edifício, com três pisos, terá mais de uma dezena de salas de exposição e vai ter uma ligação direta ao Jardim do Castelo, onde estarão expostas obras de Charters de Almeida.

“Esta é uma intervenção que vem encerrar o grande investimento na Rede de Museus de Abrantes e estamos com toda a força possível para criar as melhores condições para a população e para a nossa Região”, concluiu Manuel Jorge Valamatos.

30.08.2022

IMG 0732