Centro de Vacinação Covid-19 encerra

O Centro de Vacinação Covid-19 de Abrantes, instalado no Quartel dos Bombeiros, vai encerrar esta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, após quase dois anos de atividade onde foram administradas mais de 90 mil vacinas. A vacinação passa agora para o Centro de Saúde de Abrantes – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (Extensão de Saúde de Alferrarede) e Unidades de Saúde Familiar.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Diana Leira, e a Vereadora Raquel Olhicas estiveram esta terça-feira, 27 de dezembro, no Centro de Vacinação Covid-19 de Abrantes onde agradeceram a todos os profissionais que estiveram envolvidos no processo de vacinação contra a Covid-19.

Diana Leiria começou por agradecer à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes “que nos permitiram estar aqui durante quase dois anos e com quem trabalhámos lado a lado, numa verdadeira parceria” e também à Câmara Municipal de Abrantes “por todo o apoio que nos deram durante esta campanha que não foi fácil e que nos obrigou a um processo de adaptação muito grande em pouco tempo e a Câmara esteve sempre do nosso lado, transportando as pessoas, divulgando a informação e ajudando na logística e este sucesso da vacinação também é vosso”. “Agradecer também aos meus profissionais que permitiram que a Covid não ceifasse mais vidas, ou que reduzisse a mortalidade e as complicações e esta equipa conseguiu administrar mais de 90 mil vacinas. Neste momento, temos mais de 85% da população com o esquema vacinal completo”, salientou a Diretora do ACES do Médio Tejo.

Diana Leira explicou que a partir do próximo mês de janeiro, a vacinação contra a Covid-19 passa a ser realizada no Centro de Saúde de Alferrarede e nas Unidades de Saúde Familiar Beira Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo, e D. Francisco de Almeida, em Abrantes.

Diana Leira agradeceu ainda à Vereadora Raquel Olhicas, enfermeira que iniciou a coordenação do Centro de Vacinação de Abrantes, e à enfermeira Lucinda Ferreira “que fez a continuação deste trabalho e que levaram esta tarefa a bom porto”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, agradeceu a todos os profissionais que estiveram envolvidos no Centro de Vacinação de Abrantes e recordou os tempos difíceis da pandemia e o processo de criação deste Centro de Vacinação que contou com o apoio dos Bombeiros locais, do RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência e da Delegação de Abrantes da Cruz Vermelha Portuguesa. “Todos os profissionais fizeram parte de um trabalho extraordinário e todos se devem orgulhar do que foi feito. Fizemos todos o melhor que podíamos para ajudar as nossas comunidades e o nosso país”, salientou Manuel Jorge Valamatos.

E para que ninguém faltasse à vacinação por ausência de transporte, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes recordou que a autarquia disponibilizou a linha direta e gratuita de transporte, que contou com o apoio das Juntas de Freguesia, Bombeiros e Cruz Vermelha, e que fez mais de 5 mil transportes de munícipes desde a sua freguesia até ao Centro de Vacinação. “Não deixámos ninguém para trás”, salientou Manuel Jorge Valamatos.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes entregou a todos os profissionais presentes um certificado de reconhecimento onde o Município de Abrantes agradece “toda a dedicação, profissionalismo e inexcedível contributo pelo trabalho realizado no Centro de Vacinação de Abrantes durante a pandemia Covid-19”.

O Centro de Vacinação Contra a Covid-19 de Abrantes iniciou funções a 24 de fevereiro de 2021, no Quartel dos Bombeiros de Abrantes, equipado com 4 postos de vacinação, área de recobro, circuito único de entrada e saída de utentes e disponibilizadas cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida. Durante a sua atividade, o CVC de Abrantes esteve muitas vezes aberto aos sábados e domingos para administração de vacinas, inclusive às crianças e jovens. Em julho de 2021, o CVC de Abrantes vacinou cerca de 800 utentes por dia e no fim de semana de 21 e 22 de agosto de 2021, foram vacinados mais de 730 jovens, entre os 12 e os 15 anos de idade, de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Ponte de Sor.

27.12.2022

F75A3278