Município alarga apoio às famílias

Na reunião de Câmara de 23 de janeiro de 2023, foram aprovados por unanimidade os relatórios anuais referentes aos programas de apoio social “Alimentos para tod@s” e Fundo de Apoio e Emergência Social do ano de 2022.

No âmbito do programa “Alimentos para tod@s”, foram entregues, durante o ano de 2022, um total de 296 cabazes alimentares, que apoiaram um total de 707 indivíduos.

“Alimentos para tod@s” foi uma medida extraordinária de apoio criada no âmbito do impacto causado pela pandemia da Covid-19, para apoiar as famílias com crianças em idade escolar ou outras que necessitassem de apoio alimentar e não tinham possibilidade de fazer face a esta carência, tendo a Câmara Municipal de Abrantes alargado esta medida às famílias que comprovadamente estivessem com necessidade económica.

Por sua vez, no âmbito do Fundo de Apoio e Emergência Social, durante o ano de 2022, foram solicitados 7 apoios por parte das Juntas de Freguesia, com carater urgente, tendo após validação e análise técnica sido prestados 5 apoios de ajuda alimentar urgente; 1 apoio de medicação urgente e um apoio de pagamento de eletricidade.

Recorde-se que o Fundo de Apoio e Emergência Social é uma medida criada em dezembro de 2020, na sequência da pandemia, para prestar apoio a grupos de vulnerabilidade social nomeadamente para despesas de aquisição de alimentos e produtos de higiene de primeira necessidade, bem como para medicação com receita médica ou considerada urgente, transportes (quando considerado urgente e inadiável) e prestar atenção e apoio psicossocial, em parceria com as Juntas de Freguesia.

De salientar que este apoio é cedido após esgotadas todas as outras respostas sociais, sendo que muitas situações foram encaminhadas para outras medidas sociais mais adequadas.

A Vereadora Raquel Olhicas esclarece que “com a descentralização de competências e com a assunção dos Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), desde o dia 1 de janeiro de 2023, a autarquia passa a ser a porta de entrada de todos estes processos e está a ser feita uma triangulação minuciosa ao nível destes apoios. Estamos em contacto permanente com o CRIA, com o Banco Alimentar e com a Cruz Vermelha Portuguesa para que haja uma concertação de apoios e recursos e para que assim se evite o desperdício alimentar”.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, esclareceu que “tem havido articulação entre as diferentes instituições para que tudo funcione bem” e acrescentou que “as transferências de competências estão relacionadas com esta maior proximidade e para que tudo possa funcionar melhor ao serviço das pessoas”.

25.01.2023