Município de Abrantes e Turismo de Portugal assinam protocolo para formação dos agentes turísticos

A Câmara Municipal de Abrantes assinou esta terça-feira, dia 4 de julho, com o Turismo de Portugal um protocolo de colaboração no âmbito do programa “Formação + Próxima” que tem como objetivo capacitar os colaboradores do setor do turismo (empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais) na “arte da hospitalidade”, contribuindo para a valorização do território.

Este protocolo disponibiliza formação gratuita aos vários agentes do setor do turismo, mas também a todos aqueles que queiram ingressar na atividade turística, em conteúdos como a comunicação, gestão de equipas, e também as competências ligadas à inovação e criatividade.

Ao abrigo deste protocolo, cabe ao Turismo de Portugal elaborar um diagnóstico de necessidades de formação específicas do nosso território e criar e executar um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística do município, de acordo com o diagnóstico realizado.

Atrair, formar, qualificar e fidelizar são as palavras de ordem deste programa “Formação + Próxima” que prevê formar mais de 75 mil agentes turísticos a nível nacional nos domínios estratégicos da hospitalidade e valorização do território, captação de investimento e complementaridade da atividade, incentivos e apoios ao turismo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “é com muita satisfação que estamos a assinar este protocolo que coincide com as nossas políticas locais no que diz respeito ao turismo”. “Numa altura em que iniciamos o verão e procuramos promover o nosso território e temos o Museu do Ano 2023 – o MIAA-, assinar este protocolo com o Turismo de Portugal é algo que se encaixa perfeitamente naquilo que pretendemos fazer para o futuro”, referiu Manuel Jorge Valamatos.

“Temos as dinâmicas desportivas e culturais, doçaria e gastronomia, um território excecional e temos as pessoas dedicadas e empenhadas e se fortalecermos estas ideias, conseguimos ser melhor do que somos hoje”, concluiu o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Daniel Pinto, Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em representação do Turismo de Portugal, começou por referir que “acreditamos que este programa pode valorizar as pessoas, as empresas e ativar o território”.

O responsável destacou que os conteúdos deste programa da “Formação + Próxima” “vão ser adaptados à realidade, às pessoas, às empresas, às associações, ao Município, vamos realizar os conteúdos que se entendam que são os necessários para o desenvolvimento do Município de Abrantes”.

“Queremos contribuir para a fidelização e valorização das pessoas que trabalham no setor do turismo e da cultura”, salientou Daniel Pinto mencionado que dados recentes mostram que os meses de janeiro, fevereiro e março foram dos melhores de sempre no Turismo em Portugal.

Daniel Pinto destaca a importância de criação de novas ofertas para captar novos fluxos, bem como a formação dos comerciantes que também contactam com o turismo e salienta o papel importante dos residentes porque “são os embaixadores da promoção e desenvolvimento da sua terra, são eles que dão um contributo essencial no desenvolvimento do turismo”.

O protocolo hoje assinado no ParqueTejo, em Rossio ao Sul do Tejo, tem uma duração de dois anos, podendo ser renovado por período sucessivos de dois anos.

04.07.2023

Protoclo Turismo de Portugal1