Programa + Comércio no Centro

Na reunião de 8 de agosto, a Câmara de Abrantes aprovou, por unanimidade, uma candidatura apresentada ao abrigo do Programa “+ Comércio” relativamente ao estabelecimento designado por “Sempre Linda”, comércio a retalho de vestuário para adultos, localizado na Área de Reabilitação Urbana de Abrantes, na Rua Alexandre Herculano.
Para estímulo à atividade comercial, e de acordo com o regulamento do programa, o município apoia este negócio assegurando 50% da renda do estabelecimento durante 1 ano, sendo o montante total do apoio de 1.500,00€, o que corresponde a um apoio mensal de 125,00€.

Nesta reunião de Câmara, o Presidente da Câmara informou que foram apoiados 58 estabelecimentos desde que este programa entrou em vigor, em 2014, tendo sido criados 89 postos de trabalho. O apoio municipal cifrou-se neste período em 113.550€. Relativamente a 2023, até à presente data, foram aprovadas 10 candidaturas. Os apoios concedidos nos 8 meses do ano já ultrapassaram o total de apoio atribuído em 2022, o que levou à necessidade de um reforço da rubrica orçamental, no valor de 30 mil euros.

O “+ Comércio no Centro” é um programa municipal de estímulo à atividade económica que pretende ser uma forma de intervir e qualificar diferentes Áreas de Reabilitação Urbana do Concelho – Abrantes, Alferrarede e Rossio -, através da captação e instalação de diferentes atividades económicas que promovam, não só o comércio tradicional, mas também a dinamização dos espaços envolventes onde se instalem. O regulamento está disponível para consulta em http://cm-abrantes.pt/index.php/pt/2014-12-10-15-25-43/abrantes-invest

11.08.2023

CMA Arquivo R Alexandre Herculano