Associação “Meninos da Floresta”

A Câmara Municipal de Abrantes vai ceder uma das salas da antiga escola EB1 de Barreiras do Tejo, localizada na Rua Doutor Raúl Figueiredo, à recém-formada Associação “Meninos da Floresta” para efeitos da instalação da sua sede e para acolher algumas das suas atividades.
Na reunião de 22 de agosto, foi aprovada, por unanimidade, a minuta de protocolo a celebrar entre as duas entidades, com cedência precária e a título não oneroso de parte das instalações do Município.

A Associação “Meninos da Floresta” é um centro de atividades e de tempos livres. “É tempo de regressar à natureza e de brincar livre ao ar livre”, é desta forma que as promotoras apresentam este novo projeto. Inspirado no modelo pedagógico Forest School e no movimento Slow, pretende-se “a possibilidade do desenvolvimento integral das crianças num contexto natural, de harmonia e de respeito pelo outro e pela preservação da natureza, em comunidade, promovendo a sua autonomia e cidadania, de forma sustentável e reduzindo ao máximo a nossa pegada ecológica”. Pretende-se igualmente contribuir para a promoção do concelho de Abrantes e para a valorização da comunidade local, implementando projetos e dinâmicas participativas, atividades de solidariedade social e ações de voluntariado locais, promovendo o encontro entre gerações.
A associação foi fundada por duas jovens, Joana Fábrica, Educadora de Infância e mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e Maria Heleno, formada em Engenharia do Ambiente.

Para o Presidente da Câmara, com a cedência de instalações municipais, prevista no protocolo, “promove-se a preservação do património edificado, associada ao reconhecimento da ação das entidades que desenvolvem atividades em prol da comunidade”.

O Protocolo entre as duas entidades foi assinado no dia 25 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
2023.08.26

Protocolo meninos da floresta