Bemposta Online

A Junta de Freguesia de Bemposta torna-se a primeira do Concelho de Abrantes a disponibilizar aos seus munícipes um conjunto de serviços que antes obrigava o cidadão a deslocar-se à Câmara Municipal ou aos Serviços Municipalizados.

Assegurado pela plataforma Abrantes360, o serviço Bemposta Online foi apresentado esta segunda-feira, 18 de setembro, na Junta de Freguesia de Bemposta e tem como objetivo simplificar a vida dos cidadãos, permitindo que tratem nesta Junta de Freguesia de licenças, autorizações, certidões, número de Polícia, serviço de águas, tarifário social, entre outros, que anteriormente só estavam disponíveis no Município ou nos Serviços Municipalizados.

Este projeto surge no seguimento de uma estratégia municipal centrada nas pessoas e na simplificação da sua relação com a administração pública, usando a tecnologia para os munícipes estarem mais próximos das autarquias e, ao mesmo tempo, apoiando as juntas de freguesia na transição digital.

Na sessão de apresentação do Bemposta Online, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, começou por agradecer à Junta de Freguesia de Bemposta por iniciar “este projeto dedicado às pessoas”, explicando que este projeto piloto “é uma iniciativa no âmbito do Abrantes Digital que disponibiliza um programa que está ao serviço da comunidade e que tem as pessoas como centro da sua ação”. “O Abrantes 360 tem funcionalidades que permitem ao munícipe aceder em qualquer parte do mundo para que possa tratar de assuntos do seu Município”, destacou Manuel Jorge Valamatos.

O projeto representa um investimento de mais de 100 mil euros para a implementação destes balcões online nas juntas de freguesia, que implica a instalação de dispositivos que aumentam o sinal da rede de internet para uma maior cobertura, sendo intenção do Município de Abrantes ter este serviço em todas as Juntas de Freguesia. “Até 2025, este serviço estará em pleno funcionamento no nosso território”, avançou Manuel Jorge Valamatos, defendendo que “não queremos deixar ninguém para trás”.

Já o Presidente da Junta de Freguesia de Bemposta, Manuel João Alves, salientou que “o propósito deste projeto é dar às pessoas comodidade, puderem fazer o que precisam no seu dia a dia a partir da sua casa”. E acrescentou ainda que “associado a este projeto há uma valência muito grande que é a disponibilização de um ponto de acesso livre à internet o que permite aos cidadãos estarem na rua a passear o cão ou a brincar com o filho e, ao mesmo tempo, a resolver assuntos da sua vida”. “Este é um projeto municipal de que nos orgulhamos muito e que é pioneiro no país”, salientou Manuel João Alves, agradecendo à autarquia por esta iniciativa.

Paulo Rêgo, Chefe da Divisão dos Sistemas de Informação do Município de Abrantes, apresentou a plataforma Abrantes 360 e explicou as possibilidades que este novo serviço oferece aos munícipes, nomeadamente a possibilidade de marcação e pagamento de refeições escolares (através de referência multibanco ou MBWay), destacando que o que estes novos serviços pretendem é ser “o mais simples e ágil possível”.

O acesso aos serviços por esta plataforma pode ser feito mediante dois níveis de registo: o registo com o email, em que podem ser tratados serviços simples, como reservar os campos de padel, ocorrências, renovações da Biblioteca, reclamações / sugestões; e o registo mediante assinatura e aceitação dos termos e condições ou chave móvel digital, para assuntos mais complexos como pedidos de licenciamento de obras, serviços das águas e do ambiente, certidões, autorizações e licenças, pedidos de autocarro, etc.

“A partir de agora, temos uma Junta de Freguesia e um Município aberto 24 horas por dia”, salientou Paulo Rêgo mostrando que os processos podem ser tratados no telemóvel, através da APP, ou no computador.

Abrantes 360 - https://abrantes360.cm-abrantes.pt

19.09.2023