Torneio Inter. de Iniciados

A equipa do Sporting Clube de Portugal (SCP) conquistou o XVI Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes, em futebol sub-15, ao vencer o Sport Lisboa e Benfica por 3-2, na final disputada no dia 11 de agosto, no campo principal do Estádio Municipal de Abrantes. Com uma boa adesão de público presente nas bancadas, o derby foi transmitido em direto pela Sport TV.
Em seis edições, foi a 4ª vez que SCP conquistou o principal troféu do torneio, ombreando agora com o Futebol Clube do Porto também com 4 taças conquistadas.
Como novidade para esta edição, foi introduzida a entrega de prémios individuais. Assim, o melhor marcador do torneio foi Duarte Mendes (Benfica) e o prémio de melhor jogador foi para Francisco Wang (Benfica). O troféu de melhor guarda-redes foi atribuído a Gabriel Correia (FC Porto). O Troféu Disciplina foi igualmente para o FC Porto.
Entre 9 e 11 de agosto, seis equipas disputaram este torneio, com os jogos a decorrerem na Cidade Desportiva e em vários campos de futebol do concelho: Campo de Jogos Comendador Eduardo Duarte Ferreira, em Tramagal; Campo de Jogos do Pego; Campo de Jogos de Rossio ao Sul do Tejo e Campo CUF, em Alferrarede.
Marco Caneira foi o patrono desta competição de referência nacional, homologada pela Federação Portuguesa de Futebol e organizada pelo Município que juntou em Abrantes 200 participantes.
A organização assegura às equipas participantes o alojamento, transporte e refeições durante a realização do evento. Tendo em conta a falange de apoio das equipas participantes que no fim-de-semana permanece no território, este é também um fator de promoção do concelho, com reflexo para a economia local.
Esta grande festa do futebol jovem pretende ser um torneio de pré-época que antecede o arranque do campeonato nacional sub-15 para a maioria das equipas participantes, mas com carater internacional. Por outro lado, tem como objetivo sublinhar a importância do trabalho que se desenvolve em Abrantes nos escalões de formação na área do futebol, pelo que anualmente é constituída uma seleção concelhia para participar na competição, valorizando os jovens atletas de Abrantes, dando-lhes a oportunidade de jogar com equipas e atletas de patamares qualitativos e competitivos elevados. Nesta edição, a Seleção Concelhia de Abrantes, orientada por Marco Cadete e Hermínio Rosado (“Minito”), foi constituída por atletas do Clube Desportivo e Recreativo “Os Dragões” de Alferrarede, do Sport Abrantes e Benfica, do Núcleo Sportinguista de Alferrarede e da Casa do Povo do Pego.
Este ano, todos os jogos, com exceção da final, foram transmitidos em direto através do canal de Youtube do Município de Abrantes, com comentadores do concelho e treinadores das equipas, incluindo flash interview. Os vídeos estão disponíveis para serem visualizados.
No final do torneio, o Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, afirmou que “com a esperança de no próximo ano fazermos mais e melhor, os objetivos foram alcançados num torneio que se consolida ano após ano e ganha cada vez mais visibilidade sendo referência nacional neste escalão”.

Classificação final:
1º Sporting Clube de Portugal