Novo Ano-Letivo: AEC

O Executivo Municipal aprovou no dia 3 de setembro, os acordos de colaboração com associações de pais e outros parceiros locais, com vista à operacionalização das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) durante o ano letivo 2024/25. O município vai investir 135.864,00€ através desses acordos.
As AEC foram criadas em 2005, com o objetivo de disponibilizar, aos alunos do 1.º ciclo de ensino básico, o acesso a disciplinas de enriquecimento, complementares aos programas das disciplinas lecionadas e adaptando os tempos de permanência das crianças na escola às necessidades das famílias, proporcionando uma mais-valia aos alunos. São atividades de caracter eminentemente lúdico (artes criativas; artes tradicionais; jogos tradicionais; atividade física; ciências experimentais; teatro; etc.).
Estas atividades não curriculares são disponibilizadas pelo Ministério da Educação de forma gratuita a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e têm com o objetivo complementar a formação dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Os encarregados de educação podem escolher se os seus educados frequentem ou não estas atividades, uma vez que não são obrigatórias.
A Câmara Municipal de Abrantes constitui-se como entidade promotora deste programa, sendo as atividades programadas em diálogo e articulação com os dois agrupamentos de escolas e enquadram-se no âmbito do Projeto Educativo Municipal, estando a sua operacionalização a cargo de Associações (Associações de Pais do Concelho e Associações locais).
As AEC vão continuar a funcionar em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do Concelho, em período complementar ao da atividade letiva, das 16 horas às 17 horas, abrangendo todos os anos de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico tendo a duração de 5 horas semanais.
06.09.2024

CMA-Arquivo Atividades Enriquecimento Curricular