Espaços do Cidadão

A Presidente da Câmara assinou no dia 16 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, um protocolo entre a Autarquia e a Agência para a Modernização Administrativa  para  implementação de Espaços do Cidadão (EC) neste Município.

No âmbito do protocolo, o atual Balcão Multiusos a funcionar no edifício dos Paços do Concelho será convertido em Espaço do Cidadão. Serão criados três novos espaços, um no Pego, outro na Vila de Tramagal - ambos em local a anunciar brevemente - e um terceiro que será móvel permitindo uma maior aproximação às freguesias mais afastadas da sede do concelho.

O Espaço do Cidadão é um local onde os cidadãos podem aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, proporcionando-lhes um modelo de atendimento mais rápido e mais próximo.

Serviços a disponibilizar numa primeira fase: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde. De entre os vários serviços referidos, o cidadão pode obter o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução, efetuar pedidos diversos à segurança social, entre outros.

espaço-cidadão