Esta semana marcamos encontro com… Joaquim Vieira

O jornalista Joaquim Vieira aceitou o convite do Município de Abrantes e vai na próxima quinta-feira, 26 de fevereiro, às 21h30, na Biblioteca Municipal António Botto, apresentar a sua última obra intitulada “De Abril à Troika – Quatro Décadas que transformaram Portugal”, da Editora Objectiva.

Com a sua obra, Joaquim Vieira retrata os 40 anos de democracia em Portugal, que teve o seu inicio com a euforia de uma revolução conturbada e sua consolidação democrática, percorrendo por um acelerado desenvolvimento, resultado da adesão à União Europeia, e culminando com a intervenção da Troika no país, “momento definidor (e arrasador) para diferentes gerações de pessoas”.

Joaquim Vieira fala-nos de um dos períodos mais marcantes da história de Portugal, que passa de uma euforia a depressão, de um “desalento, no limiar da sobrevivência”, em que “o país precisa agora de se reinventar”.

“De Abril à Troika – Quatro Décadas que transformaram Portugal” é feito num estilo simples pelo “analítico e crítico” Joaquim Vieira, jornalista com larga experiência em ensaio de divulgação histórica e considerado já um documento fundamental para a história contemporânea de Portugal.

O autor, Joaquim Vieira, nascido em 1951, é jornalista, ensaísta e documentarista, cujo trabalho foi várias vezes galardoado, exerceu cargos diretivos na RTP, no Expresso e na Grande Reportagem, tendo sido ainda provedor do leitor do jornal Público. Assinou a série em 10 volumes Portugal, Século XX — Crónica em Imagens (Círculo de Leitores) e dirigiu para a mesma editora duas séries de fotobiografias de figuras portuguesas do século XX (de que escreveu os volumes sobre António Salazar, Marcelo Caetano, Almada Negreiros e Joshua Benoliel) e Crónica de Ouro do Futebol Português (cinco volumes), e ainda, para a Tinta da China, A Nossa Telefonia — 75 anos de Rádio Pública em Portugal. Co-autor de Mataram o Rei! — O Regicídio na imprensa internacional (Pedra da Lua), República em Portugal! — O 5 de Outubro visto pela imprensa internacional (idem), Os Meus 35 Anos com Salazar (Esfera dos Livros) e da coleção de ficção juvenil «Duarte e Marta» (Porto Editora), escreveu Jornalismo Contemporâneo — Os Media entre a Era Gutenberg e o Paradigma Digital (Edeline), Mocidade Portuguesa — Homens para Um Estado Novo (Esfera dos Livros), A Governanta (idem), Só um Milagre nos Salva (Objectiva) e Soares — Uma Vida (Esfera dos Livros). O seu mais recente documentário intitulou-se Os Mitos da República (RTP).