Seminário “Desporto no Feminino. Mitos e Desafios”

O Município de Abrantes e a Direção Regional Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), promoveram no dia 6 de março o seminário subordinado ao tema “Desporto no Feminino. Mitos e Desafios”, no auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu. “A educação física está feita para rapazes ou para raparigas?”. A pergunta em jeito de desafio à reflexão foi colocada por Jorge Costa, diretor da escola anfitriã, na sessão de boas vindas aos participantes e oradores, recordando que até a imprensa desportiva aborda 90% do desporto no masculino.

A Diretora Regional de LVT do IPDJ, Eduarda Marques, explicou que a jornada de trabalho pretendeu desmistificar alguns mitos sobre a prática do desporto pelo género feminino.
Celeste Simão, vereadora da Câmara, salientou que a escolha de Abrantes para a realização do seminário significou “o reconhecimento do trabalho realizado” em matéria de impulso à prática desportiva mas também na aplicação de políticas locais de igualdade do género.
Referiu o investimento municipal em equipamentos desportivos, o apoio/estimulo aos clubes e associações (formação/competição) e o trabalho do movimento associativo. Foi precisamente às associações que dirigiu uma mensagem para que ao apresentarem as candidaturas aos programas de apoio ao desporto do município (FINABRANTES), o façam na perspetiva da igualdade do género.
Fica o desafio.