25 anos da EPDRA

A Presidente da Câmara participou na cerimónia evocativa dos 25 anos de atividade da EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes que decorreu no dia 20 de março na Herdade da Murteira, em Mouriscas.
O diretor da EPDRA, João Quinas, abriu a sessão evocativa das bodas de prata salientando o contributo da escola na formação de quadros nesta área emergente que é a agricultura.
Entre outros convidados, estiveram também presentes a diretora regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim destacando o sucesso da taxa de empregabilidade associada aos cursos profissionais agrícolas – ronda os 100% - e o ex-presidente da CMA, Humberto Lopes que inaugurou, em 1990, esta que foi a primeira escola profissional agrícola de natureza pública a surgir em Portugal.

Esta escola assume-se como motor do desenvolvimento sustentável local e regional. Ao longo de 25 anos já formou alunos de todo o território nacional (ilhas incluídas), do espaço lusófono (Guiné, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor) e do espaço europeu (França, Alemanha, Itália e Finlândia), participando ativamente em programas de mobilidade e troca de experiencias entre alunos e professores.
A Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, expressou o orgulho da comunidade nesta escola de “referência” no país e além-fronteiras. Focando-se na importância do setor agrícola, salientou a capacidade de trabalho em rede dos vários agentes deste setor – a EPDRA, a TAGUS, o IPT, o Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar, os empresários do setor, entre outros - enaltecendo o contributo para o desenvolvimento integrado e sustentado da região.