Tomada de posição relativamente à participação no “PAE-Programa Aproximar Educação- Descentralização de Competências na área da Educação”
A Câmara Municipal de Abrantes promoveu ontem, dia 24 de março, uma reunião de trabalho no âmbito do “PAE – Programa Aproximar Educação - Descentralização de Competências na área da Educação” que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, do Presidente da Assembleia Municipal, de todos os Vereadores do Executivo Municipal, dos Deputados Municipais que integram o Grupo de Trabalho sobre Educação da Assembleia Municipal, dos Diretores dos dois Agrupamentos de Escolas e também da Escola não Agrupada e respetivos Presidentes dos Conselhos Gerais. | No decorrer do processo negocial foi identificado um conjunto significativo de dúvidas e questões que o Governo não conseguiu esclarecer, até ao momento, considerando-se não se encontrar salvaguardada, entre outras, aquela que é considerada uma questão essencial: a garantia e reforço da autonomia das escolas; Por outro lado, o calendário com que este processo se encontra a ser desenvolvido, não garante condições objetivas para iniciar o próximo ano letivo já com este novo modelo em condições de tranquilidade para o funcionamento das escolas. Apesar de todos os presentes entenderem que é importante dar continuidade ao trabalho e ao aprofundamento destas matérias, no sentido de caminharmos para a descentralização de competências, é fundamental dar passos sólidos e bem ponderados, sempre numa atitude partilhada entre todos os parceiros, para que este seja um caminho bem-sucedido e que corresponda à construção de uma Escola mais próxima, mais apoiada, mais autónoma, em suma, à construção de um projeto educativo de excelência. Ponderadas todas estas circunstâncias foi decidido não estarem reunidas as condições para se avançar, de imediato, com este processo de descentralização de competências na área da educação. Continuaremos a trabalhar no sentido de garantir uma efetiva descentralização de competências onde todos os intervenientes saiam ganhadores, em especial os alunos. |