Unidade de Saúde Familia

A presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, o vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo [ARSLVT], Luís Pisco, a diretora executiva do ACES Médio Tejo, Sofia Theriaga e um grupo de jornalistas locais e regionais realizaram no dia 15 de maio de 2015 uma visita de trabalho às obras da unidade de saúde familiar, na Rua Nª Sra. da Conceição (antiga rodoviária). Com conclusão prevista para final de julho, a obra é assumida inteiramente pela câmara, foi adjudicada pelo valor de € 1.048.918,40 e é financiada em 85% pelo QREN, através do FEDER. Irá permitir a deslocalização do atual centro de saúde das instalações do hospital, já que aí não reúne condições para acolhimento humanizado e atendimento compatível com os modernos padrões do Serviço Nacional de Saúde. A ARSLVT assumirá as obras de conservação do novo edifício. Ficarão criadas condições para a concretização da unidade de saúde familiar [USF]*, havendo já interesse de profissionais para constituir equipa. Espera-se que, a par desta USF da cidade que será estratégica, possam ser constituídas iguais estruturas, uma para cobertura ao sul do concelho e outra a norte que poderá incluir o concelho do Sardoal, com o objetivo de ganhar escala, como explicou a presidente da Câmara.

Face à falta de médicos de família no concelho de Abrantes, a câmara estabeleceu também um protocolo com a ARSLVT que implica a atribuição de um incentivo financeiro, inédito, para os médicos se fixarem no concelho. “A câmara de Abrantes tem estado sempre do lado das soluções e temos tido uma parceria proveitosa com objetivos coincidentes: melhorar os serviços primários de saúde”, sublinhou o vice-presidente da ARSLVT. O edifício em construção integra também um espaço aberto que irá acolher serviços de proximidade, como uma loja do cidadão. Maria do Céu Albuquerque sublinhou a importância da obra: “vem criar condições para aproximar os cidadãos aos cuidados primários de saúde” e para minimizar o problema da falta de médicos de família. Já sobre a opção pela localização no coração da cidade, a autarca explicou tratar-se de uma estratégia para atrair pessoas ao centro histórico e ao mesmo tempo criar condições de regeneração urbana e sinergias entre os vários serviços que estão a ser ali instalados, como o novo mercado diário e o welcome center.

Intervenção de Maria do Céu Albuquerque
Intervenção de Luís Pisco