Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos

Realizou-se no dia 29 de Maio, no novo edifício do Mercado Municipal / Welcome Center, em Abrantes, a cerimónia de apresentação da equipa diretiva da nova Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Sul, composta pelos arquitetos Pedro Costa (Presidente), Sara Morgado (Secretário), Ricardo Cabrita (Tesoureiro) e Miguel Silva (Vogal). A delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos foi alargada e abrange agora 44 concelhos e mais de um milhar de arquitetos inscritos na Ordem. Tem sede em Abrantes, na Rua D. João IV. “Esta região trata bem os arquitetos, apoia o nosso papel e espera mais de nós”, referiu o presidente da delegação do centro, manifestando a disponibilidade para trabalhar “com todas as artes e ofícios”. Pedro Costa garantiu que, perante os desafios, os arquitetos “estarão à altura” e assumindo também o compromisso no apoio aos jovens arquitetos.

Para a Presidente da Câmara, a passagem do núcleo de Abrantes a delegação é fruto de “um trabalho interventivo na região, que foi bem feito, valorizado e que chegou mais longe”, referindo-se à intervenção dos arquitetos na transformação do espaço público. Maria do Céu Albuquerque desafiou os arquitetos a apresentarem uma proposta com vista ao lançamento de um concurso de ideias para intervenção no edifício do antigo mercado diário, enquadrado num projeto mais vasto, em estudo, que deverá incluir uma nova entrada na cidade (norte) e acessibilidade ao centro histórico, incluindo a intervenção no Vale da Fontinha, numa lógica de regeneração urbana.