Apresentada imagem gráfica das comemoração de elevação de Abrantes a cidade

De entre as 28 candidaturas a concurso para a criação da imagem gráfica dos 100 anos de elevação de Abrantes a cidade, foi premiado o logotipo do concorrente Miguel Palmeiro, que ontem, 5 de outubro, recebeu o prémio pela presidente da Câmara Municipal em cerimónia que decorreu no welcome Center.

Miguel Palmeiro apresentou o conceito da marca que criou para representar o centenário, justificando que foi resultado de um trabalho de estudo e análise da história da cidade, uma vez que não a conhecia bem. Passado o “desafio” de conhecer Abrantes, procurou algo de “icónico”, chegando assim à imagem do castelo, mais propriamente do palácio dos governadores. Reconhecendo a potencialidade da estrutura arquitetónica, explica que foi a partir do arco em alvenaria que viu “argumento para trabalhar a marca”, terminando que a sua ideia não foi apenas criar uma logomarca mas uma identidade.

A presidente da Câmara reforçou na sua intervenção a intenção de que as comemorações do centenário ”não sejam um marco, um evento” mas sim “um momento da nossa história que é vivida por toda a comunidade”, mencionando que o que se pretende com as comemorações do centenário é a identidade abrantina e “que temos uma história e um passado que nos orgulhamos muito” correspondendo “ao nosso adn”, devendo funcionar de “alicerce para construirmos o nosso futuro individual e coletivo”.

Recorde-se que no concurso estiveram em análise 28 candidaturas, dos quais 13 foram apresentadas por jovens abrantinos, destacando-se dois nos primeiros cinco lugares e para os quais se preparam os procedimentos necessários à atribuição de duas menções honrosas.