Abrantes com boas contas

O “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses”, referente ao exercício económico do ano 2014, posiciona o Município de Abrantes num confortável 16º lugar no ranking global dos 25 melhores municípios de média dimensão*, em termos de eficiência financeira, sendo o 2º do distrito de Santarém. De acordo com o estudo, editado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, no ano anterior, o Município de Abrantes ocupava a mesma posição do ranking (recordamos, no entanto, que os indicadores foram alterados). Não se verifica a referência ao Município de Abrantes em qualquer um dos mapas de indicadores ou rácios que traduzam situações orçamentais e financeiras negativas, verificando-se sim, outras referências positivas, nomeadamente:
No quadro dos Municípios com grau de execução de despesas comprometidas inferior ou igual ao grau de execução de receitas liquidadas – apenas 90 municípios fazem parte dessa lista e o Município de Abrantes assume o 28º lugar.
Analisados os vários capítulos do Anuário, destacam-se ainda as referencias positivas relativamente ao desempenho dos Serviços Municipalizados de Abrantes, nomeadamente:
21º lugar na listagem de passivo elegível de serviços municipalizados (486.192,00€);
12º lugar na listagem de serviços municipalizados com Resultados Económicos positivos (apenas 13 serviços municipalizados tiveram resultados económicos positivos).

As classificações obtidas refletem a gestão criteriosa da Câmara de Abrantes e confirmam a estratégia de gestão consolidada no rigor e na transparência das contas da autarquia, desenvolvida pelo Executivo mas também por todos os colaboradores do Município, em proveito da execução de políticas com vista à melhoria da qualidade de vida dos munícipes mas também das instituições concelhias.
* No contexto dos 308 Municípios, o Município de Abrantes aparece incluído no grupo de municípios de média dimensão (grupo de municípios com população >20.000 habitantes e menor ou igual a 100.000 habitantes).