ETAR dos Carochos

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Carochos foi inaugurada no dia 2 de março, na presença do ministro e do secretário de Estado do Ambiente, João Matos Fernandes e Carlos Martins. A obra realizada pela Abrantaqua implicou um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, servindo10.540 habitantes da área urbana. Com a construção deste equipamento - encerrando definitivamente as vicissitudes do processo (inoperacionalidade da primeira estrutura e dificuldades na aquisição do terreno) -, fica concluído o ciclo de investimentos planeado no âmbito do contrato de concessão com a Abrantaqua, iniciado em 2008. O concelho de Abrantes tem agora uma cobertura de rede de saneamento (recolha e tratamento de águas residuais) de 93%, num investimento global de cerca de 10 milhões de euros, sem recursos a fundos comunitários e ultrapassando as metas exigidas pela União Europeia e pelo Estado Português.

“Todo o plano de investimentos foi pensado para garantir os ecossistemas e a qualidade da água dos dois dos maiores ativos do país que atravessam o território de Abrantes: os rios Tejo e Zêzere”, frisou a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Maria do Céu Albuquerque salientou que “Com este novo equipamento, Abrantes junta-se à estratégia nacional ambiental, nomeadamente de proteção e defesa do rio Tejo”. O ministro do Ambiente anunciou um pacote de 100 milhões de euros de Fundo de Coesão para apoiar financeiramente as redes de água em falta em territórios de baixa densidade. A Câmara de Abrantes recebeu com agrado este anúncio por se tratar de uma janela de oportunidade ao financiamento comunitário para conclusão dos investimentos necessários ao ciclo da água (água, saneamento e resíduos).