Semana da Educação, Igualdade e Cidadania

Até ao dia 11 de março está a decorrer em Abrantes a IV Semana da Educação, Igualdade e Cidadania, organizada pela Câmara Municipal.
A sessão de abertura, no dia 8, contou com um momento musical a cargo de alunos da E.B 1 Nº 2 do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes.
O evento tem o propósito de sensibilizar e informar os agentes educativos/formativos e a população em geral para a promoção da inclusão social. Por outro lado, pretende estimular e incentivar o trabalho em rede e a importância das parcerias, fatores sublinhados pela Presidente da Câmara Municipal de Abrantes na sessão de abertura, tendo apelado ao envolvimento de todos e de todas (autarquia e comunidade educativa) na construção de “uma escola inclusiva” que ensine conceitos como a cidadania e a igualdade.
Maria do Céu Albuquerque destacou a necessidade de se fazer uma reflexão sobre a aprendizagem ao longo da vida e a partilha inter-relacional. A autarca defendeu o desenvolvimento de políticas que favoreçam “o ser humano em toda a sua dimensão, incluindo a cultural”, fomentando a participação direta e o pensamento crítico, para “podermos cooperar para o desenvolvimento da sociedade que todos aspiramos, com o sentimento da responsabilidade, da solidariedade e da oportunidade”.