Concurso de ideias

Mais de 300 jovens de escolas secundárias e profissionais da região do Médio Tejo estiveram no dia 6 de abril no TAGUSVALLEY, Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, num dia dedicado à inovação e ao empreendedorismo digital.

Tratou-se do encerramento do “2016 High School Innovation Summit”, uma espécie de caça-talentos de estudantes do ensino secundário da região do Médio Tejo, evento que surgiu da parceria entre a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e a Lusídeias – Plataforma Nacional de Inovação do Grupo Compta, com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e do TAGUSVALLEY.

Pretendeu incentivar o empreendedorismo digital e premiar ideias de alunos do 12º ano, transformando-as em negócios reais, aproximar as escolas do ensino secundário às universidades (IPT/ESTA) e ao mercado empresarial e  demonstrar que os alunos não precisam de sair da sua região para ter futuro porque neste território há capacidades empreendedoras (empresas e ensino superior). Daí que os prémios atribuídos tivessem sido precisamente bolsas de estudo e estágios profissionais nas empresas parceiras do evento.

Na fase de seleção e candidaturas, o concurso chegou a mais de 700 alunos finalistas que, por intermédio de seminários realizados nas escolas, tomaram contacto com estas temáticas e foram desafiados a submeter as suas ideias e projetos. Foram depois distinguidos dez projetos tecnológicos, sendo 5 de alunos de escolas do concelho de Abrantes.

Os prémios para as 3 melhores ideias foram entregues no dia 6 de abril pela ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques e pela presidente da Câmara de Abrantes.

Conheça o resultado do concurso em  http://www.innovationsummit.ipt.pt/pt/resultados_do_concurso/