Cuidados de Saúde Primários

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo apresentou ontem, dia 18 de abril de 2016, em Abrantes, no Edifício Pirâmide, a reorganização dos Cuidados de Saúde Primários para os concelhos de Abrantes e Sardoal.

Será criada a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) que irá funcionar nas instalações da antiga Casa de Saúde (1º andar da Abranclínica) cedida através de protocolo futuro a estabelecer entre o seu proprietário, Dr. Luís Moura Neves Fernandes, e o ACES e que será alvo de pequenas adaptações, incluindo a implementação de plataforma de acessibilidade. Aqui serão também acolhidas algumas valências da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (centro de saúde), onde continuarão a ser realizadas as consultas de recurso e a partir de onde é feita a gestão das 12 extensões de saúde a funcionar no concelho.

A UCC é uma unidade integrada na rede de cuidados continuados que é constituída por uma equipa de enfermeiros (7) e outros técnicos que irão prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo e que atuará também na educação para a saúde e na integração em redes de apoio à família.

Mesmo não sendo a área da saúde uma competência direta das câmaras municipais, uma vez mais a Câmara de Abrantes irá participar na implementação desta nova valência, contribuindo com a aquisição de uma viatura.

No concelho do Sardoal será também implementada uma UCC que para além da cobertura ao seu território, fará a cobertura de cinco freguesias do concelho de Abrantes: Aldeia do Mato; Mouriscas; Souto; Martinchel; Carvalhal e Souto, criando sinergias e partilha dos recursos disponíveis para responder às necessidades dos dois concelhos que apresentam elevados índices de população envelhecida.

A estas duas valências, junta-se a Unidade de Saúde Familiar (USF)D. Francisco de Almeida, no centro histórico de Abrantes, que deverá estar a funcionar durante o mês de maio e que vai abranger  10.141 utentes, dos quais aproximadamente 4.492 não tinham médico de família. Entretanto, a Câmara de Abrantes já lançou concurso para a construção da USF em Rossio ao Sul do Tejo.

A Na apresentação estiveram presentes o vice-presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, o presidente da Câmara do Sardoal, o presidente e eleitos da Assembleia Municipal de Abrantes,  alguns presidentes de juntas de freguesia e profissionais de saúde dos 2 concelhos.

A Diretora Executiva do ACES, Sofia Theriaga, explicou que o objetivo desta reorganização dos cuidados primários de saúde pretende oferecer aos utentes dos dois concelhos respostas integradas, diferenciadas e de grande proximidade às necessidades de cuidados de saúde da população.

A Presidente da Câmara de Abrantes congratulou-se com a disponibilização de mais serviços à população e sublinhou o espirito de bom entendimento entre as duas Câmaras Municipais e o ACES no sentido de rentabilizar recursos. No entanto, Maria do Céu Albuquerque advertiu que esta solução “Não esgota aquilo que é a necessidade no âmbito da prestação de cuidados de saúde à comunidade”, recordando que, após a entrada em funcionamento da USF, cerca de 7 mil utentes continuarão sem médico de família, pelo que importa intensificar o esforço de todos os intervenientes para atrair e fixar mais médicos. A autarca de Abrantes defendeu uma melhor articulação entre os cuidados primários e os cuidados hospitalares de forma a evitar a sobrecarga da urgência hospitalar. A esse propósito, sublinhou que após a libertação do espaço até agora ocupado pelo centro de saúde, o mesmo ficará disponível para melhorar o espaço físico da urgência médico-cirurgica e das consultas externas.