Abrantes operacionaliza o seu primeiro Orçamento Participativo

A Câmara Municipal de Abrantes lança o seu 1º Orçamento Participativo (OP), com uma dotação de 266 mil euros destinados a financiar projetos que serão decididos pelos habitantes do concelho. Para tal, qualquer cidadão, através da apresentação e votação de propostas, vai decidir sobre o destino a dar a uma parte do orçamento municipal para 2017.

Entre 12 e 25 de maio vão realizar-se as assembleias participativas nas 13 freguesias do concelho*. Segundo o regulamento do OP, os cidadãos podem participar em qualquer sessão pública, independentemente da sua localidade de residência. As assembleias participativas são sessões presenciais que servem para prestar esclarecimentos sobre o processo do OP e também para acolher propostas ou permitir a sua apresentação e discussão sobre as mesmas.

O OP resulta da vontade da Câmara Municipal de Abrantes em envolver mais os cidadãos nas decisões sobre o Município, no quadro dos valores da democracia participativa, constantes na Constituição da República Portuguesa.

*CALENDÁRIO

Rio de Moinhos,12 de maio, 18.30h, Sede Social
Carvalhal, 12 de maio, 21.00h, antiga Escola Primária
Martinchel, 16 de maio, 18.30h, Junta de Freguesia