Ministro da Educação visita Creative Camp e destaca interação simbiótica com Abrantes

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou na manhã de 7 de junho o 180 Creative Camp Abrantes 2016.

Recebido por Maria do Céu Albuquerque, no Largo da Câmara Municipal, foi a partir daí que, acompanhados pelos vereadores João Gomes e Luís Dias e Nuno Alves, curador do Creative Camp, percorreram o centro histórico e deram a conhecer a Tiago Brandão Rodrigues os trabalhos que resultaram da realização da iniciativa em edições anteriores, assim como os que estão a decorrer este ano. Perante a curiosidade e interesse do ministro, foi possível estabelecer contacto direto não só com participantes e artistas, que tiveram a oportunidade de explicar um pouco mais sobre as suas intervenções, mas também com alguma da população envolvida na iniciativa. Na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, teve ainda oportunidade de conhecer os intervenientes nas oficinas de media arts promovidas nesta academia de criatividade.

Na visita aos Claustros do Convento de S. Domingos, a comitiva falou com participantes do programa municipal Férias Jovens, cujo programa semanal a iniciativa acolhe. Perante o desafio lançado pelo ministro, cinco jovens executaram uma música que estão a trabalhar no decorrer das suas participações.

Na oportunidade, Tiago Brandão Rodrigues enalteceu a preocupação manifestada pela autarquia e pelo Canal 180 com a valorização da “educação informal e não formal”.

Foi também naquele espaço que o Ministro da Educação manifestou o seu agrado pelo trabalho feito nos claustros, intitulado “Transição”, e se despediu reforçando a importância deste tipo de iniciativas que permitem criar “uma verdadeira interação simbiótica”, numa clara aposta da cidade de Abrantes, no seu espaço urbano e na sua população.

Recorde-se que o 180 Creative Camp é organizado pelo Canal 180, conta com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes pelo quarto ano consecutivo e decorre até ao dia 10 de julho na cidade de Abrantes.  O evento é considerado um dos eventos mais importantes à escala internacional, no que diz respeito à criatividade e comunicação e conta com a participação de criativos de diversas áreas, como o design, a arquitetura, arte, música, vídeo, fotografia, ilustração ou instalação.