Compra e venda de produtos agrícolas online

Foi apresentada no dia 29 de julho de 2016, no Tecnopolo do Vale do Tejo, a Prodfarmer, plataforma de comércio eletrónico, disponibilizando aos produtores do concelho um instrumento que permite a compra e venda de produtos agrícolas online, bem como a sua certificação como “Produto Regional de Abrantes”, fazendo de Abrantes, município pioneiro na valorização e certificação de produtos regionais.

Existem duas categorias para a certificação dos produtos: Selo Produto Regional de Abrantes e Selo Produto Regional de Abrantes Premium. Desde que seja produzido ou transformado no concelho de Abrantes o produto recebe a certificação automática de Selo Produto Regional de Abrantes. Para ser Premium, o processo é mais complexo. Terá de existir já uma certificação desse produto/produtor (DOP, IGP, Biológico, Artesanal ou DOP) ou ter sido premiado a nível nacional e/ou internacional nos últimos 5 anos.

Integrada no projeto municipal “Abrantes, Cidade Inteligente”, o projeto é da Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação; o Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar do TAGUSVALLEY e a TAGUS- Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, que fará a sua gestão, divulgação e dará todo o apoio técnico aos produtores.

A solução tecnológica é da COMPTA. Foi desenvolvida no Tecnopolo do Vale do Tejo com o envolvimento de alunos da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

A plataforma tem uma secção especial para produtos biológicos, produtos regionais e produção gourmet.

Os ganhos são evidentes: os produtores têm acesso facilitado aos serviços de certificação dos seus produtos e, ao mesmo tempo, é um canal de venda e procura de novos mercados, gratuito, com escala e qualidade, sem despesas operacionais que lhes garante maior visibilidade e valorização, sistema seguro de compra e pagamento, para além do escoamento de produtos.

Depois de Abrantes, este projeto-piloto pretende ser alargado a toda a região do Médio Tejo.

Pode consultar o site em : www.prodfarmer.com