Obras na Ponte

A Infraestruturas de Portugal procedeu na tarde do dia 2 de agosto à assinatura do auto de receção provisória da empreitada da Ponte Metálica de Abrantes, na praça do Aquapolis Sul, no Rossio ao Sul do Tejo, com a presença do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques e do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins. A ocasião serviu também para o ministro se inteirar do profundo e complexo processo de intervenção e requalificação da estrutura integrada na malha urbana. Todos os intervenientes lamentaram os transtornos e constrangimentos causados aos cidadãos e às empresas, sublinhando a necessidade da sua realização, oferecendo agora maior conforto e segurança, para além do aumento da capacidade de resistência à ação sísmica. Os trabalhos, que estão na reta final, consistiram na realização do reforço das fundações, na reparação e reforço do tabuleiro, no reforço e beneficiação da superestrutura metálica, entre outros trabalhos como pavimentação, sinalização, para além da nova iluminação pública e iluminação de realce arquitetural da estrutura metálica da ponte, - com recurso a lâmpadas LED, que no futuro ficará sob a responsabilidade da Câmara de Abrantes.

A iluminação decorativa, na área abaixo do tabuleiro, que nas últimas noites tem sido possível ver pelo reflexo que faz na água do Rio Tejo, passará a ficar ativa apenas em datas festivas.
A Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, aproveitou a ocasião para abordar, uma vez mais, a necessidade de uma nova ponte rodoviária sobre o Rio Tejo, entre as proximidades de Abrantes e Tramagal. Os constrangimentos que existem ao nível das acessibilidades dificultam a manutenção dos investimentos económicos na região, particularmente a atividade de empresas exportadoras como a Mitsubishi, no Tramagal, mas também a Caima, em Constância, e as empresas instaladas no Eco-Parque do Relvão, pelo que a autarca de Abrantes reiterou a importância deste eixo estruturante para o desenvolvimento do concelho, da região e do país.