Remodelação e ampliação do Convento de S. Domingos

O contrato de empreitada da primeira fase da obra do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA) foi hoje assinado, 25 de agosto, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A.

O presente contrato tem por objeto a recuperação, remodelação e ampliação do Convento de S. Domingos para a instalação do Museu, no valor de 3.124.398,26€ (três milhões cento e vinte e quatro mil trezentos e noventa e oito euros e vinte e seis cêntimos), acrescido do Imposto sobre o Valor Acrescentado à taxa legal em vigor.

A consignação prevê o inicio da obra num prazo de 15 dias úteis, após a concessão do visto pelo Tribunal de Contas, entidade para onde o processo será enviado ainda hoje. Já a empreitada tem como prazo de execução 910 dias, altura em que se prevê também a vistoria da obra para efeitos de receção provisória.

Recorde-se que a decisão de adjudicação da presente obra foi tomada por deliberação da Câmara Municipal de Abrantes de 21 de junho, com o subsequente ato de aprovação de minuta do contrato por despacho da Presidente da Câmara Municipal de Abrantes de 04 de agosto, ratificado por deliberação da Câmara Municipal de 23 de agosto.

O MIAA vai ocupar todos os espaços disponíveis atuais do Convento de S. Domingos para áreas de exposições, permanentes e temporárias, onde ficará parte da coleção de arqueologia e arte municipal, o espólio de pintura contemporânea da pintora Maria Lucília Moita e a coleção arqueológica Estrada, propriedade da Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos.