Requalificação do Largo 1.º de Maio

Estão aprovados os projetos de arquitetura paisagista, de arquitetura e projetos base de engenharia para a requalificação do Largo 1º de Maio, no espaço compreendido entre a Avenida 25 de Abril e o Tribunal da Comarca de Santarém - Instância Local de Abrantes. O valor estimado da obra é de 349.650,00€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
A área de intervenção, num total de 4 390 m2, decorre na placa central do largo e nos passeios adjacentes, mantendo-se as atuais funções de estacionamento, de circulação automóvel e local de chegada à cidade.
São eliminados os elementos construídos em desníveis na zona central do espaço, de modo a tornar o espaço polivalente e haverá um reordenamento do trânsito, do estacionamento de 59 lugares e a formalização de uma praça de táxis coberta para sete viaturas. Consta ainda do projeto a requalificação e adaptação do edifício do antigo posto de turismo para instalação de equipamento de restauração e a relocalização do quiosque existente para instalação de equipamento de cafetaria.

Os projetos de arquitetura paisagista e de arquitetura do edifício destinado a restauração foram desenvolvidos pela Divisão de Gestão de Projetos e Produção e os Projetos de Engenharia para a requalificação do Largo foram adquiridos à sociedade comercial Jorge Loureiro - Projetos de Engenharia e Arquitetura, Lda.
Com esta requalificação visa-se, por um lado, a qualificação do espaço público com o intuito de criar melhores condições de conforto no uso do espaço e, por outro lado, a introdução de novos serviços consentâneos com as suas características e que incrementem uma utilização polivalente do espaço, salvaguardando, contudo, a identidade do ambiente urbano existente.
A requalificação insere-se na estratégica assumida pela Câmara Municipal de regeneração urbana do Centro Histórico, em curso no município, conferindo uma nova função ao local, numa lógica de articulação com as intervenções recentemente realizadas na envolvente, designadamente o Mercado Municipal de Abrantes e a Unidade de Saúde Familiar de Abrantes e com a que se prevê realizar num futuro próximo no Vale da Fontinha.
Recorde-se que este espaço público serviu desde a década de 30 para a realização de mercados e feiras, e foi alvo de uma grande intervenção nos anos 90, que se manteve até aos dias de hoje.

Projeto