White Noise, de António Júlio Duarte, estreia Coleção Figueiredo Ribeiro em Abrantes

No dia 11 de fevereiro, pelas 17h30, inaugura na QuARTel da Arte Contemporânea de Abrantes – Coleção Figueiredo Ribeiro, a exposição White Noise, de António Júlio Duarte. Uma mostra de fotografia que reflete a síntese de 10 anos de trabalho em Macau, no ambiente luxuoso e exótico dos casinos. O uso controlado da luz, a escolha dos objetos e a ausência de vestígios da presença humana transformam esta mostra numa narrativa de viagem a um mundo onírico e fantasmagórico, captado e moldado em função das reflexões do autor/artista.

A ver até 29 de abril de 2017, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h30 às 19h00. Esta data marca também a adoção uma nova filosofia de gestão para a “antiga” Galeria Municipal de Arte que, depois de 20 anos ao serviço da valorização das artes e da qualificação de públicos em Abrantes, passa a acolher permanentemente a Coleção Figueiredo Ribeiro. Composta por mais de 1300 obras de várias gerações de artistas, esta coleção representa um conjunto de inequívoco valor estético, amplamente reconhecido no meio artístico. Artistas plásticos consagrados como Ana Hatherly, João Pedro Vale, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes e Sara Bichão, entre muitos outros, terão nova “residência” em Abrantes. As suas obras, nas diferentes áreas da arte contemporânea portuguesa - desenho, pintura, escultura, instalação fotografia e outros objetos artísticos - serão integradas na visão estratégica de promoção turística e cultural do concelho.

 
 Criando um novo diálogo entre a dimensão privada e a esfera pública, o município continua a prosseguir sua missão de colocar a cultura no centro das suas políticas governativas e convocar as diferentes formas de expressão artística para um projeto mais ambicioso, que visa a criação de uma rede polinuclear de equipamentos culturais e museus, complementada pela consequente dinâmica de valorização do nosso tecido cultural e artístico e pelo alargamento da oferta do território.


António Júlio Duarte nasceu em Lisboa, em 1965.
E formado em fotografia, na AR.CO, em Lisboa, e estudou também no Royal College of Arts, em Londres.
Desde 1990 que expõe regularmente. É autor de nove livros-catálogos de fotografia.
White Noise foi um dos livros selecionados para o melhor livro de fotografia de 2011, pela revista norte americana Photo Eye e nomeado para melhor livro de fotografia internacional do Photoespaña 2011.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.