Intervenções no centro histórico

No âmbito da estratégia de estímulo e apoio ao comércio tradicional e da valorização dos espaços do Centro Histórico, a Câmara Municipal está a iniciar um conjunto de intervenções de consolidação da regeneração urbana que irão decorrer ao longo do verão, com algumas intervenções a serem visíveis já durante o período das Festas de Abrantes, entre 13 e 18 de junho.

A cobertura de algumas ruas pedonais do Centro Histórico, com recurso a velas tensadas com proteção anticorrosiva para possibilitar áreas de sombra, vai ser aplicada nas ruas Bernardino Machado, Serpa Pinto, Alexandre Herculano e Nª Srª da Conceição. Os trabalhos preparatórios de posicionamento destas telas de ensombramento já tiveram início. A intervenção visa a requalificação do espaço público, propondo a criação de um ambiente mais protegido e que contribua para o incentivo e a atração de mais pessoas ao “coração” da cidade.

Respeitando individualmente cada estabelecimento, foi também realizado um trabalho com promotores de esplanadas localizadas no Centro Histórico (inseridas em área de reabilitação urbana) com vista à disponibilização de mais-valias que melhorem significativamente a fruição do espaço público. A Câmara irá instalar floreiras com vidro corta-vento para possibilitar que nos dias mais ventosos as esplanadas possam ser utilizadas e disponibilizar chapéus-de-sol e respetivas bases para fixação, de cor branco de forma a uniformizar o mobiliário dos estabelecimentos. Dois cais de plataforma serão também instalados para relocalização de esplanadas localizadas em zona de chão mais irregular. Este mobiliário permite uma solução de proteção maior para que as esplanadas possam ser mais vividas e mais utilizadas durante todo o ano, o que traduz em ganhos para a economia da cidade mas também para o do utilizador.

Também no decorrer do verão decorrerão, de forma faseada, intervenções numa parte significativa dos arruamentos* localizados no casco da cidade para requalificação do espaço público e adaptação do pavimento; Eliminação de barreiras arquitetónicas; Melhoria da circulação pedonal e viária. O espaço de intervenção apresenta uma área de 2360 m² corresponde à matriz identitária da cidade e à sua génese. Estamos a falar de arruamentos seculares, empedrados com seixo rolado, que será mantido mas melhorado, com a inclusão de corredores de pedra granito cinza com vista a melhorar a mobilidade. Durante o desenvolvimento dos trabalhos serão executados lancis e trabalhos na rede de drenagem de águas pluviais, sumidouros, e ligação desta à rede de drenagem de águas pluviais.

* Travessa do Tem-Te-Bem; Rua Condes de Abrantes; Travessa do Brás Gil; Rua General António Morato; Rua de S. Pedro; Rua de Sta. Isabel; Travessa do Barata; Rua D. Nuno Alvares Pereira; Rua da Barca; Rua Maestro Henrique Santos e Silva; Rua do Pico; Travessa do Pisco; Rua Nova; Travessa da Palma.