Luna Hotel Turismo

O Hotel Turismo de Abrantes reabriu no dia 2 de junho de 2017 com uma nova identidade, Luna Hotel Turismo de Abrantes, durante uma cerimónia muito participada e presidida pelo primeiro-ministro, António Costa e pela presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque. O equipamento hoteleiro está localizado no centro da cidade, com vista privilegiada para o Vale do Tejo, tendo sido inaugurado em 1954 com projeto elaborado pelo arquiteto Vasco de Lacerda Marques. Na sequência das diligências da Câmara Municipal para resolução da lacuna deixada após o encerramento desta unidade hoteleira, o contrato de gestão do hotel foi estabelecido em novembro de 2015 entre o Turismo Fundos, proprietária do hotel, e o Grupo Luna Hotéis que realizou obras de fundo, mantendo a traça original do edifício, e que assegura agora a gestão do espaço. O Hotel foi devolvido à comunidade e está a ao serviço do turismo e da economia local. Tem 44 quartos, entre eles suítes, quartos duplos e quartos singles, restaurante com vista panorâmica para o Rio Tejo, uma sala de banquetes e eventos e uma moderna sala para conferências. Para a realização da intervenção, o promotor recorreu a mão-de-obra, materiais e serviços de empresas do concelho de Abrantes.

Nesta fase foram criados 40 postos de trabalho. “A comunidade Abrantina recebe hoje de novo esta joia da coroa que é o Hotel Turismo”, disse a presidente da Câmara, sublinhando tratar-se de um equipamento “muito querido da comunidade abrantina, porque foi feito pela comunidade abrantina, pelo esforço de muitos homens e de muitas mulheres que já na altura queriam que Abrantes tivesse uma unidade hoteleira que fizesse jus àquilo que era a sua aspiração e que continua atual”. Foi por estar consciente da importância estratégica deste equipamento para a dinâmica económica e social do concelho de Abrantes que, após o encerramento da unidade, em março de 2014, a Câmara de Abrantes se empenhou ativamente em parceria com a Turismo Fundos na procura de uma solução que permitisse a sua reabertura. Em alinhamento com este investimento privado, a Câmara Municipal está a realizar um investimento na ordem dos 150 mil euros na reabilitação do espaço público envolvente ao hotel, nomeadamente as zonas verdes do jardim do Alto de Santo António, recorrendo à valorização das espécies existente, dos percursos pedonais e dos equipamentos urbanos.