Novo veículo elétrico da Mitsubishi

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no dia 27 de julho na Mitsubishi Fuso Truck, no Tramagal, para assistir ao início da produção do primeiro veículo de mercadorias 100% elétrico. Começa aqui a “era da mobilidade elétrica”, sublinhou Jorge Rosa, presidente da Mitsubishi Fuso.

Jorge Rosa agradeceu à Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque e ao vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, pela participação das duas autarquias nos testes de veículos de pré-série produzidos em 2015 (…) que “conduziram objetivamente a esta parceria entre Portugal e a Fuso”.

Marc Llistosella, CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e responsável máximo da Daimler Trucks Asia anunciou que Portugal passa a ser "um dos dois únicos países do mundo a possuir uma linha de montagem com capacidade para produzir em série veículos comerciais de mercadorias elétricos".

Segundo a empresa, a Fuso eCanter vai começar por ser produzida em Portugal, estando previsto que a produção deste modelo arranque depois em fábricas da Fuso no Japão e nos Estados Unidos.

O comercial ligeiro de mercadorias totalmente elétrico é a resposta da Fuso às necessidades do público de um veículo de mercadorias com zero emissões e zero ruído para distribuição dentro das cidades.

No evento, também com as presenças do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, os responsáveis da multinacional agradeceu o apoio do governo Português no desenvolvimento da eCanter desde o seu início em 2010.

No âmbito da responsabilidade social da empresa, Jorge Rosa anunciou que a empresa vai oferecer três veículos 4×4 às corporações de bombeiros afetadas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande em junho passado.