Cuidados de saúde domiciliários

O executivo municipal aprovou na reunião de Câmara de 14 de setembro a minuta de protocolo a estabelecer com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), através do qual a Câmara de Abrantes vai ceder à Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Francisco de Almeida uma viatura de passageiros para apoio às visitas domiciliárias por parte dos profissionais de saúde.

Após um ano de funcionamento, com 8.150 utentes inscritos, a unidade obteve resultados de avaliação/satisfação muito positivos relativamente aos serviços prestados junto da população, sendo que a única área que apresentou resultados pouco satisfatórios foi a dos cuidados de saúde domiciliários.

A unidade vai iniciar visitação domiciliária no âmbito de promoção de saúde aos grupos vulneráveis e de risco, aumentando por um lado o número de visitação domiciliária, bem como por outro os constrangimentos de articulação e disponibilidade dos transportes.

O Município de Abrantes está na disposição, uma vez mais, de contribuir para a resolução do problema pelo que, através da colaboração mútua que tem vindo a ser mantida entre as duas entidades (construção das USF’s; programa de incentivos à fixação de médicos, entre outros), entendeu alocar mais este recurso para que a ARSLVT, possa, através do ACES Médio Tejo dar continuidade ao trabalho dos seus profissionais junto dos utentes.