Eleitos em funções

Na sequência do ato eleitoral de 1 de outubro de 2017, foram investidos em funções, no dia 20 de outubro, os titulares dos órgãos autárquicos do Município de Abrantes, para o mandato 2017/2021. A cerimónia de tomada de posse decorreu no auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, tendo como testemunhas convidados e sociedade civil.

Maria do Céu Albuquerque (PS) tomou posse das funções de presidente da Câmara, naquele que será o seu último mandato, e anunciou a vontade de envolver toda a comunidade e “incorporar os contributos de todos, independentemente das opções políticas e das escolhas de cada um”. Deixou o compromisso “na continuidade de uma relação de cooperação estratégica com as Juntas de Freguesia, as IPSS, as empresas e as associações representativas da sociedade civil”. A tragédia decorrente dos incêndios florestais, que também assolaram o concelho de Abrantes, mereceu atenção da autarca que prestou “homenagem a todos. Os que perderam as suas vidas, os seus familiares, os seus bens. Mas também aos bombeiros e a todas as forças militares e policiais e assim como toda a comunidade civil pela forma como se envolveu”, reafirmando o compromisso de durante a sua governação dar prioridade à defesa do território do concelho de Abrantes.

No Executivo Municipal, acompanham Maria do Céu Albuquerque os eleitos: Manuel Jorge Valamatos (PS); Celeste Simão (PS); Rui Santos (PPD-PSD); João Gomes (PS); Armindo Silveira (BE) e Luís Filipe Dias (PS).

Nota: o primeiro cidadão da lista do PPD-PSD ao órgão Câmara Municipal, Rui Mesquita, renunciou ao mandato, pelo que tomou posse das funções de eleito, o segundo cidadão da mesma lista.

Foram investidos em funções os 21 cidadãos diretamente eleitos para a Assembleia Municipal: 12 pelo PS; 04 pelo PPD-PSD; 02 pelo BE; 02 pela CDU e 01 pelo CDS-PP.

Por inerência, tomaram posse no órgão Assembleia Municipal os cidadãos que encabeçaram a lista mais votada na eleição para as 13 Assembleias de Freguesia: 11, eleitos nas listas do PS; 01 eleito pelo PPD-PSD e 01 pelo MIFRM – Movimento Independente Freguesia de Rio de Moinhos.

Após a tomada de posse foi eleita, por votação secreta, a mesa da Assembleia Municipal que fica assim constituída: Presidente, António Mor; 1º secretário: Manuel dos Santos; 2º secretário, Isilda Jana, os três eleitos pelo PS.

António Mor falou da importância da liberdade e da cidadania, referindo que a tomada de posse dos órgãos municipais “é fruto da liberdade que a democracia nos concede, liberdade que agora a generalidade dos que frequentam as escolas pensam que sempre existiu”, tendo ainda observado “os valorosos militares de Abril” que “da semente lançada da liberdade fizeram surgir o poder local democrático”.

Attachments:
Download this file (20171020-193936-3.jpg)20171020-193936-3.jpg[ ]4291 kB
Download this file (Discurso da tomada de posse .pdf)Discurso da tomada de posse .pdf[ ]464 kB