Autarquia Familiarmente Responsável (2)

Abrantes é, mais uma vez, pela sétima consecutiva, um dos municípios premiados com a Bandeira Verde, por práticas amigas das famílias, de acordo com o anunciado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Para a Câmara de Abrantes é com manifesto orgulho e responsabilidade acrescida que acolhe esta distinção que reconhece a sua ação, mas também dos seus colaboradores, em matéria de trabalho de proximidade aos cidadãos. A autarquia partilha este reconhecimento com todas as entidades locais suas parceiras no trabalho organizado da Rede Social. Partilha esta “recompensa”, também, com as Juntas de Freguesia do concelho, parceiros inestimáveis.

Para fundamentar o resultado, o observatório avalia 12 áreas de atuação, entre politicas municipais e, a nível interno, medidas facilitadoras de conciliação entre trabalho e família.

O prémio é fundamentado num conjunto de programas municipais colocadas ao dispor da comunidade local: Regulamento de Apoio a Estratos Social Desfavorecidos; Serviço de Atendimento à Vítima; Projeto Municipal de Promoção da Cidadania e da Igualdade; Programa Finabrantes (apoio às associações e entidades nas áreas desportivas, culturais e sociais); Banco Social; Bolsa de Estudo para Alunos do Ensino Superior; Banco de Recursos de Ajudas Técnicas Sociais; Refeições Sociais; Serviço de transporte a pedido; Programa “+ Vida (idosos); Serviço de teleassistência para idosos; Intervenção Precoce; Programa de Promoção da Saúde Oral; Projeto Bairro Con’Vida; Apoio em atividades que reforcem o envolvimento da comunidade educativa (atividades extracurriculares, apoio à família); Programa de ocupação de tempos livres nas três pausas letivas; Programação da Biblioteca com atividades intergeracionais; Realização de jogos tradicionais nas e com as freguesias; Realização de atividades desportivas para todas as idades; Cooperação com outras entidades concelhias para promoção de apoio integrado às famílias; Atividades de Apoio à Família no pré-escolar; Atividades de Enriquecimento Curricular; Serviço Municipal de Apoio à Família; Tarifa social no abastecimento de água, entre outros.

Foram também consideradas as boas práticas da autarquia para com os seus colaboradores em matéria de conciliação entre o trabalho e a família.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.