Novos campos sintéticos

No dia 16 de dezembro foram oficialmente inaugurados os três relvados sintéticos nos campos de futebol de Alferrarede, Pego e Tramagal, encerrando um processo que envolveu verbas publicas e privadas que culmina na requalificação do parque desportivo do concelho de Abrantes e concretiza um velho sonho dos três históricos clubes.

A inauguração oficial da requalificação dos campos teve as presenças do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, Fernando Gomes, presidente da FPF, da Presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque e dos presidentes das direções dos 3 clubes. Presenciaram o ato solene convidados, sócios dos clubes e população de cada uma das três localidades.

Os clubes locais - Clube Desportivo e Recreativo “Os Dragões”, de Alferrarede (fundado em 1935), Casa do Povo do Pego (1957) e Tramagal Sport União (1922), sempre dispuseram de campos de jogos, com piso em terra batida, desde a sua fundação. A desejada instalação dos relvados sintéticos iniciou-se com a candidatura, em 2016, ao programa de apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para valorização de infraestruturas, tendo sido aprovadas as candidaturas da Casa do Povo do Pego e do Tramagal Sport União, sendo comparticipados com cerca de 120 mil euros.

A Câmara Municipal de Abrantes acompanhou permanentemente o processo, em todas as suas etapas, através de apoio logístico e técnico associados, tendo auxiliado os três clubes na apresentação das candidaturas. Para garantir igualdade de oportunidades, entendeu esta autarquia garantir uma componente financeira para apoio à instalação dos relvados sintéticos nos três campos. Através de protocolo com os clubes, a autarquia transferiu a verba máxima de 55 mil euros aos 2 clubes com projetos aprovados pela FPF e 70 mil euros aos “Os Dragões” de Alferrarede. Pese embora este clube não tenha visto o seu projeto aprovado, os seus dirigentes e a autarquia mantiveram a firme intenção de requalificação da infraestrutura desportiva. O clube viu ainda aprovada uma candidatura no âmbito do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, no valor de 13 mil euros.

As respetivas Juntas de Freguesia: Abrantes e Alferrarede; Pego e Tramagal contribuíram igualmente com um esforço financeiro.

Neste processo, importa ainda destacar a capacidade organizativa demonstrada pelos 3 clubes desportivos, com uma vasto palmarés nos campeonatos nacionais e distritais de futebol, na captação de financiamento adicional para efetivação da instalação dos pisos de relva sintética, envolvendo sócios, sociedade civil, tecido empresarial e mecenas.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, o dia 16 de dezembro de 2017 constituiu “um momento histórico”, que ficará inscrito nos anais do património de três históricos clubes do concelho, “honrando” o já vasto historial de cada um, mas também das suas estruturas diretivas e respetivas comunidades.