Poluição no Rio Tejo

A Câmara Municipal de Abrantes acompanha com preocupação e indignação a situação de extrema poluição verificada nos últimos dias no Rio Tejo.
Situação assustadora e inqualificável.
Salientamos o seguinte:
Relativamente aos parâmetros da cor, do cheiro e da formação de espuma espessa no rio, não se verificam exclusivamente no território do concelho de Abrantes. Verifica-se a montante do rio.
A formação de espuma espessa na água é sempre mais visível no açude de Abrantes e na zona de Alvega porque, naturalmente, nas quedas de água a espuma é sempre mais potenciada.
No âmbito das ações de inspeção que foram realizadas no dia 25 de janeiro, em vários concelhos da linha do Tejo - a operadores públicos e privados - foram realizadas inspeções às ETAR’s do Pego e da Fonte Quente.
Os inspetores informaram as entidades presentes e a comunicação social que os resultados das inspeções seriam conhecidos dentro de 10 dias.
A Câmara Municipal de Abrantes manifesta o seu veemente desagrado com as informações que apontam uma fonte poluidora do Rio Tejo na zona de Abrantes estando na origem do manto de espuma no rio.
Os episódios de poluição no Rio Tejo são sistémicos e não pontuais, pelo que refutamos qualquer insinuação nesse domínio.
Não há descargas de lamas que provoquem o cenário dantesco verificado ontem e hoje, porque se assim fosse os episódios de poluição no Tejo eram circunscritos à área do concelho de Abrantes. Ora, o que assistimos ontem, hoje e com frequência, reporta-se a focos de poluição a montante do Tejo que chegam a Abrantes identificados com os parâmetros já sobejamente conhecidos: cor acastanhada e espuma espessa.
Na defesa das populações ribeirinhas e do ecossistema associado a este tão importante recurso nacional, refutamos esta poluição, e queremos fazer também prova disso, pelas démarches que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos, nomeadamente junto do governo para ultrapassar esta questão. Temo-lo feito institucionalmente, através do órgão Câmara Municipal de Abrantes, mas também através da CIMT (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo). Temos sido parte ativa com contributos e manifestação de quereremos fazer parte das soluções, através da presença na Comissão de Acompanhamento sobre a Poluição no Rio Tejo.
Este é um problema que não é apenas do território de Abrantes.
É um problema nacional.
Sob pena de perdermos um grande ativo nacional que é o rio Tejo, urgem soluções efetivas e concretas e informação rigorosa sobre o que está a ser feito.