Cine-Teatro São Pedro - Comunicado

O Cine-Teatro São Pedro é propriedade da Sociedade Iniciativas de Abrantes Lda.

Em 29 de janeiro de 1999, a Câmara Municipal de Abrantes (CMA) estabeleceu um protocolo com a referida Sociedade, assumindo a gestão e utilização do equipamento por um período de 19 anos. A CMA realizou obras de requalificação do espaço, com acesso a financiamento nacional e comunitário e devolveu o equipamento ao serviço da comunidade abrantina e da região.

Nestes 19 anos, a CMA investiu no apetrechamento do equipamento, permitindo oferecer à sua comunidade uma sala certificada pela Inspeção Geral das Atividades Culturais e um leque variado de iniciativas para todos os públicos.

Apesar de todas as diligências efetuadas pelo Município, iniciadas no final de 2016, para a consolidação de um novo acordo entre as partes, as Iniciativas de Abrantes, Lda, reunidas em Assembleia Geral de 28 de janeiro de 2018 recusaram as propostas apresentadas pela autarquia. A nova gerência da Sociedade Iniciativas de Abrantes Lda. decidiu assumir a devolução da titularidade e gestão do imóvel, desde o dia 29 de janeiro. Na sequência da contraproposta apresentada pela gerência das Iniciativas de Abrantes, Lda, comunicada à CMA em 30 de janeiro, a mesma encontra-se em apreciação pelos serviços municipais.

A CMA compromete-se a manter um diálogo negocial com as Iniciativas de Abrantes, Lda, para que o Cine-Teatro São Pedro cumpra a sua função original.

A CMA compromete-se ainda a assegurar os quadros de programação cultural municipal. As atividades e iniciativas em agenda passarão a ocorrer noutros equipamentos municipais e alternativos, entre os quais se incluem os auditórios das escolas Manuel Fernandes e Solano de Abreu e outros espaços, atempadamente comunicados.